Um acordo firmado na ultima segunda feira dia 14, em Maceió, entre o prefeito José Pedrosa e o Diretor Geral do Detran-AL bacharel Elcio Tenório com a presença da promotora de Justiça da 1ª Vara de União doutora Adilza Freitas ensejará que o órgão especializado posse a gerir o transito em União dos Palmares já a partir do próximo mês através da 3ª Ciretran localizada nesta cidade.
A reunião provocada pelo Ministério Público Estadual tem como argumento a regulamentação do funcionamento de carros de som e bicicletas que fazem publicidade de lojas e empresas sem serem respeitadas as regras estabelecidas na Resolução 204 do CNT que diz: “perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios, com gritaria ou algazarra ou abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos é crime previsto na Lei de Contravenções Penais em seu art. 42, incisos I e II e pode resultar em prisão e multa.
Sobre o assunto, a promotora disse que “em alguns casos, configura-se até um carnaval fora de época. Apesar de o prefeito estar sensibilizado, lembrando o reduzido efetivo policial na cidade como um problema, isso sem falar na greve da Polícia Civil, precisamos fazer com que estas pessoas, além daqueles que são coniventes com o problema – como alguns proprietários de bares e lojas -, sejam exemplarmente punidos”.
O prefeito José Pedrosa afirmou que “estávamos reforçando a nossa guarda municipal, mas em atenção a recomendação do Ministério Público e, para dar uma solução mais rápida ao problema, recorremos ao convênio com o Detran”. O prefeito comentou ainda que enviará um oficio ao Detran detalhando alguns itens sobre o tema.
O trânsito em União
A cidade não só enfrenta o problema do abuso dos carros e bicicletas de som. Quando o Detran estabelecer a ação do Batalhão de Trânsito, os agentes da Lei encontrarão um caos verdadeiro graças ao numero crescente de veículos que circulam na cidade, com mais ênfase nos dias de feira; pais que entregam as chaves de veículos aos filhos menores atingindo as raias do absurdo de alguns deles dividirem o comando da direção com crianças ainda em fase de lactação, (o que fazem por puro exibicionismo graças a impunidade reinante), mototaxistas e motociclistas desabilitados, menores embriagados ou drogados conduzindo motos e fazendo peripécias nas ruas e avenidas, auto cargas conduzido por inabilitados e em péssimo estado de conservação, motoristas bêbados que exercem direção perigosa, ruas e avenidas onde não são estipuladas mão e contra mão, até os próprios pedestres estão acostumados a trafegar no meio da rua ignorando o perigo a que estão expostos, e em toda cidade existe apenas um semáforo, este mesmo sem funcionar normalmente e que poucos motoristas respeitam.
Ademais, a sinalização horizontal e vertical literalmente não existe. Em ruas de maior fluxo de veículos como as Avenidas João Lyra Filho e Antonio Gomes de Barros (principal acesso viário a cidade), veículos de todos os portes estacionam nos dois sentidos, a exemplo da Rua Juvenal Mendonça (outro acesso viário) além da Rua Demócrito Gracindo que interliga União a pista asfáltica em direção a Santana do Mundaú; ônibus estacionam onde bem entendem; ciclistas e condutores de carroças de tração animal que não tem o menor senso das leis e regulamentos de transito, o que empresta a União dos Palmares, cidade considerada pólo de uma região e que abriga um dos monumentos históricos mais visitados do país, uma péssima impressão de deseducação dos seus habitantes aos turistas que para aqui se deslocam, e gera tristeza e insatisfação aos nativos da conhecida “Terra da Liberdade”.
Da Redação – Antonio Aragão