02/11/2025 20:54:10

02/01/2012 22:11:28

Cicatrizes - Dr. Jacinto Barbosa

Cicatrizes - Dr. Jacinto Barbosa
Dr. Jacinto Martins Barbosa

Durante todos esses anos que atuo como profissional da Psicologia e Hipnoterapia, já perdi a conta das pessoas que solicitaram ajuda relatando serem portadoras de “cicatrizes” que ainda continuavam causando dores.

No início eu ficava sem entender aquela contradição, porque a literatura médica afirma que uma cicatriz surge com o processo natural de cura dos ferimentos chamada de cicatrização, ou seja, a cicatrização é quem elimina oferimento e consequentemente a dor, deixando apenas uma marca no local onde ocorreu a ferida. Por isso, todas às vezes que ouvia esses relatos sempre me perguntava: pode uma cicatriz ainda causar dor? É o que veremos a seguir.

 

Geralmente, uma grande quantidade de pessoas pensam que as cicatrizes são somente os ferimentos causados no corpo por fatores externos; neste caso, estamos falando das “cicatrizes físicas”. Existe um outro tipo de cicatriz que é conhecida popularmente pelos nomes de trauma, marca ou dor na alma, que não se manifesta na pela e são provocadas por ferimentos emocionais, as quais são denominadas de “cicatrizes psíquicas”.

Entendemos como “cicatrizes físicas” todos os tipos de ferimentos corporais oriundos do exterior onde ocorreu um processo de cicatrização. São formações na pele, que aparecem resultantes de um processo natural de cura.

Podendo ser causadas por diversos tipos de ferimentos, entre os quais, podemos citar: perfurações, queimaduras, acidentes, cortes, mutilações, arranhões, procedimentos cirúrgicos, etc. Portanto, podemos perceber que acicatrização física ocorre depois de um tempo após o ferimento. O tempo de cicatrização vai ser determinado pelotipo, extensão e profundidade do ferimento; podendo durar dias ou meses para cicatrizar.

Sabe o que é dor na alma? Em minha opinião só quem sabe o que é dor na alma é quem sente ou quem já sentiu.

É comparada a travessia do inferno e parece que não tem mais fim. A dor na alma é um ferimento emocional profundo que gera angústia, ansiedade, inquietação, insônia, irritação, amargura, tristeza, desânimo, choro e até revolta. A dor na alma após a sua cicatrização vai se tornar naquilo que chamamos: “cicatriz psíquica”. Logo, podemos afirmar que, as “cicatrizes psíquicas” são os ferimentos emocionais já cicatrizados que foram provocados por fatores diversos, tais como: agressão verbal, calúnia, difamação, por perdas irreparáveis, de grandes amizades, amores ou entes queridos, de maior ou menor presença diária em nossas vidas. O tempo de cicatrização nesse tipode ferimento vai ser determinado pela forma de reação de cada um e com a ajuda do tempo. Geralmente é longo, podendo durar meses ou anos.

 

Então, voltando à pergunta acima: pode uma cicatriz ainda causar dor? Não, não pode; tanto as cicatrizes físicas quanto as psíquicas não podem causar mais dor, porque uma cicatriz quer dizer que o ferimento foi totalmente curado. Se existe dor, é porque o dano sofrido jamais foi curado e a ferida permanece aberta e dolorida. As pessoas que dizem que tem cicatrizes que dói, na realidade, têm feridas emocionais, não cicatrizes.

Acredito que iremos carregar para o resto da vida as cicatrizes produzidas por ferimentos que nos causaram muita dor. Mas, devemos lembrar que uma cicatriz é apenas uma marca que ficou, ou seja, todas às vezes que olharmospara esta marca iremos lembrar que ali, um dia, houve uma grande dor; porém hoje, já não dói mais.

Lembre-se: Não existe dor que dure para sempre. Porém, é necessária muita força de vontade e autodeterminação para superá-la sozinho(a). Na maioria das vezes, é necessária a ajuda de um profissional da área psíquica para queaconteça a superação.

“NÃO EXISTE DOR QUE DURE PARA SEMPRE. DEPOIS DA CHUVA, VEM O SOL” (Milton Erickson)

Maceió, Janeiro/2012

Dr. Jacinto Martins de Almeida

Psicólogo e Acupunturista