O menor Emanuel João da Silva, de 8 anos de idade, residente na Rua Dr. Antonio Arecipo, 502, no centro da cidade, morreu afogado ao se banhar em companhia de uma irmã de 6 anos e alguns amigos em um açude localizado na periferia da cidade, na Fazenda Serra da Laje no final de tarde de ontem.
Segundo apurou a reportagem de A TRIBUNA, o açude é visitado diariamente por dezenas de pessoas, por seu fácil acesso e localização (fica na final de uma Rua no Loteamento Santa Maria Madalena que faz confluência com a rua onde o menino residia), porém, populares afirmaram que “o banho é perigoso, pois apesar do açude ser relativamente pequeno, é de grande profundidade e no fundo existe um lamaçal que prende os banhistas desavisados levando-os à morte”.
Amigos da pequena vitima disseram que Emanuel e sua irmã chegaram ao local da tragédia no final da tarde e logo começaram a tomar banho. De repente, como se fossem atraídos, os dois desapareceram na água e não mais retornaram a superfície, levando os colegas a entrar em desespero e pedir a ajuda de adultos. A menina foi resgatada poucos minutos depois ainda com vida, embora bastante machucada pelos paus jogados na água, mas o garoto desapareceu completamente.
Avisada, a policia de imediato compareceu ao local, e como já era inicio da noite e União dos Palmares e a região da mata ainda não dispõe de Corpo de Bombeiros, militares e voluntários adentraram na água com o auxilio de faróis de carros e motos, e somente por volta das 20,00 horas é que resgataram Emanuel que estava com mais da metade do corpo preso no lamaçal.
Uma surpresa
Os policias envolvidos no resgate foram informados pelos populares que mergulharam na água da existência no fundo do açude de uma bicicleta nova, com amortecedores e marchas que estava amarrada a uma sacola por uma corda, e nessa sacola havia cartões de crédito de várias instituições financeiras em nome de uma pessoa cujo nome não foi divulgado para não atrapalhar as investigações. O material foi recolhido ao 2º BPM para averiguação, já que a Polícia Civil de Alagoas continua em greve.
Comoção e dor pela morte de Emanuel
O pequeno menino vivia em companhia de seu pai identificado por Manoel João Pires, já que este é separado da mulher Cicera Maria da Silva. Uma vizinha disse A TRIBUNA que o menor era uma pessoa estudioso, dócil, obediente e carinhoso, e que grande parte do dia passava em sua residência brincando com seus filhos e sua irmã, que está em estado de choque, a exemplo do seu pai, o ancião Manoel João Pires.
Da Redação