 
                                            Existem diversas alternativas para levantar os recursos necessários para comprar, construir ou reformar um imóvel. Os mais comuns são os financiamentos - para compra e reforma e construção - e os consórcios. ?
O iG preparou um guia para você escolher a opção mais adequada às suas necessidades.
A maior oferta de crédito imobiliário é destinada à compra de imóveis prontos, embora algumas linhas também financiem terrenos. Clique e descubra quais as condições e programas existentes.
Veja também: quais são as linhas disponíveis para reforma e construção
Conseguir crédito para reforma e construção costuma dar mais trabalho que financiar a compra de um imóvel pronto. De saída, é preciso apresentar projeto, assinado por um engenheiro, com o cronograma da obra e a previsão de gastos para cada etapa. Após sua aprovação, o banco providenciará vistorias mensais para verificar se a obra está avançando conforme o previsto. Só então, a parcela é liberada. 
Com isso, o sistema exige recursos próprios para o fluxo de caixa. “É preciso ter fôlego financeiro para primeiro construir e depois ir recebendo o dinheiro”, diz o gerente de construção civil da Caixa Econômica, Nédio Rosselli Filho. Para quem não pode esperar, a saída pode ser recorrer a linhas específicas para compra de material de construção. Os juros, porém, são pelo menos duas vezes maiores que os cobrados nas operações abaixo
Conheça ainda: os consórcios à venda no mercado
Para muita gente, os consórcios são uma alternativa ao financiamento para a compra, construção ou reforma de imóveis.
tribunahoje //
carin rommany poetti ig