 
                                            Os integrantes da bancada federal alagoana se reuniram ontem, em Brasília, com o ministro do Esporte, o alagoano Aldo Rebelo. Além de falar sobre emendas e ouvir as demandas dos parlamentares no que se refere à área de atuação de sua pasta, o ministro se colocou à disposição para ajudar Alagoas em relação ao esporte, incluindo o Estado no cenário da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas, em 2016.
Dentre as solicitações, discutiu-se a possibilidade de Alagoas ser um dos Estados que receberão seleções oficiais durante a Copa do Mundo, além de servir de base para treinamentos. O Estado não está entre os escolhidos para sediar os jogos da Copa, que devem acelerar o crescimento da indústria hoteleira, do turismo e do comércio das cidades-sede.
O encontro, que também contou com a participação da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórea, foi o primeiro entre a bancada federal alagoana e Aldo depois que ele assumiu o comando do Ministério do Esporte. O deputado federal João Lyra (PSD) falou sobre o encontro. Para ele, a chegada do alagoano à pasta “não é novidade nenhuma”. “Eu o conheço há muitos anos. Aldo Rebelo é o tipo de político empreendedor, calado, mas que trabalhar com a alma, com o coração e com inteligência”, afirmou.
“Fiquei muito satisfeito quando a presidente estava escolhendo nomes. Eu soube antes, por conta da minha relação com a presidente Dilma Rousseff. Eu fiquei comemorando a indicação de Aldo. O Brasil está carente de gente honesta, que não vá para o governo roubar. E na hora que ela [Dilma] o colocou no cargo achei que foi a melhor escolha. O ministro merece ser prestigiado por nós, alagoanos. Ele pode contar comigo, com a bancada, com a nossa admiração e  o nosso apoio.”, acrescentou.
O parlamentar disse também que o ambiente do encontro foi “de cordialidade, de amigos, de conterrâneos”. “O Aldo tem uma responsabilidade muito grande no campo do Esporte. Virão pela frente a Copa do Mundo, em 2014, as Olimpíadas, em 2016. Eventos esportivos, programas de esporte de rendimento, de incentivo às práticas esportivas. Dentro das possibilidades do Brasil, ele vai fazer bonito”, afirmou João Lyra.
COMEMORAÇÃO
O deputado federal Renan Filho (PMDB), que também participou do encontro, comemorou a possibilidade de inclusão de Alagoas na Copa de 2014. Segundo ele, o esporte é importante como ferramenta de inclusão social. “O esporte afasta as pessoas das drogas e da violência, principais problemas que assolam Alagoas”, lembrou o parlamentar.
Na opinião de Renan Filho, a iniciativa foi muito positiva e demonstra disposição do ministro Aldo Rebelo em trabalhar junto a seus conterrâneos. “O ministro está dando uma atenção especial ao Estado. E era isso que nós precisávamos”, ressaltou o parlamentar.