01/11/2025 16:18:34

Municípios
22/11/2011 18:05:23

Marcos Santos tem prisão decretada e se apresenta na sede da PC

Marcos Santos tem prisão decretada e se apresenta na sede da PC
Marcos Santos Prefeito de Traipu

O prefeito afastado da cidade de Traipu, Marcos Santos, foi preso na manhã desta terça-feira (22), pela Polícia Civil. O político, que é acusado de improbidade administrativa, se apresentou na sede da Delegacia-Geral da instituição, após ter sua prisão decretada na última sexta-feira (18), pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

 

A decretação de prisão foi desembargador Sebastião Costa Filho, após uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), que denunciou Marcos Santos por oito crimes. A decisão do TJ/AL era mantida em sigilo para que a polícia, desta vez, conseguisse prender o prefeito.

Durante o final de semana, policiais civis tentaram cumprir o mandado de prisão, sem êxito. A assessoria de comunicação da PC confirmou que hoje, o prefeito se apresentou ao delegado Marcílio Barenco e foi, em seguida, encaminhado à Casa de Custódia da Polícia Civil, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

 

Marcos Santos ficou foragido por quase dois meses, depois que a Polícia Federal desencadeou a Operação Tabanga, cujo objetivo era cumprir mandados de prisão e busca e apreensão na cidade. O prefeito é acusado de comandar um esquema que desviou verbas públicas relacionadas com a Educação, cujo montante chega a R$ 8 milhões.

 

No dia 10 deste mês, o desembargador José Maria de Oliveira Lucena, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, concedeu o habeas corpus ao prefeito afastado e a primeira-dama e ex-secretária de Assistência Social do município, Juliana Kummer. Outros seis acusados na Operação Tabanga também foram beneficiados com a decisão.

 

Na Tabanga, dezesseis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público pelos crimes de formação de quadrilha, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, emprego irregular de verbas públicas, dentre outros crimes.

 

Na ocasião, o prefeito conseguiu escapar da prisão devido o vazamento de informações sobre a operação. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, que prometeu punir os responsáveis pelo vazamento.


cadaminuto //

ana cláudia almeida