Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) se reuniram, nesta quinta-feira (17), com especialistas do Banco Mundial (Bird), por meio de uma videoconferência, para definir a data e os objetivos da próxima missão do banco em Alagoas. Na ocasião, foi anunciada a aprovação da Carta Consulta, documento necessário para concretização do empréstimo de US$ 200 milhões junto ao Bird.
A Carta Consulta de Alagoas foi avaliada e aprovada pela Comissão de Financiamentos e Empréstimos Externos (Cofiex), da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), e será encaminhada para apreciação da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior para, em seguida, ser publicada no Diário Oficial da União.
“A aprovação deste documento, elaborado rigorosamente pela equipe da Seplande, é uma grande notícia para Alagoas, uma vez que esse é um passo muito importante na negociação do empréstimo”, ressaltou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
A operação de crédito visa à implantação do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Econômica (Preip), construído com base nos projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa. O principal objetivo é erradicar a pobreza extrema e diminuir a pobreza no Estado.
O projeto será executado em três anos, de 2012 a 2015, em consonância com o Plano Plurianual (PPA), previsto para o mesmo período. O financiamento irá contemplar projetos do Alagoas Tem Pressa, nos seguintes componentes: redução da exclusão, proteção contra a vulnerabilidade e garantia dos direitos básicos à renda, educação e saúde; promoção da inclusão econômica e fortalecimento institucional.
Na videoconferência, além da aprovação da Carta Consulta, foi anunciada a troca de gerentes do projeto para Alagoas, que antes tinha como líder o especialista Ian Walker e agora passa a ter à frente os técnicos Gastón Mariano Blanco e Fátima Amazonas.
“É um desafio muito grande substituir o Ian, mas, juntamente com o excelente grupo de colaboradores do Bird, vamos nos dedicar à execução do trabalho em prol do desenvolvimento de Alagoas”, ressaltou Gastón.
Missão
Na reunião, ainda foi tratada a realização de mais uma missão do Bird em Alagoas. Agendada para a segunda semana de janeiro, a próxima visita terá como objetivo principal definir e especificar os componentes e as primeiras ações que serão contempladas com o empréstimo.
Os técnicos da Seplande voltarão a se reunir com os especialistas do Bird na próxima terça-feira (22), também através de uma videoconferência, para elaboração de um Plano de Aquisições.
“Este é mais um ritual do banco para avaliação financeira, onde serão analisados os pontos de gerenciamento para aquisição e gestão dos produtos”, explicou especialista do Bird, Laudo Bernardes.