31/10/2025 02:16:53

Polícia
17/11/2011 22:40:40

Módulo de Segurança máxima deve abrigar 'cabeças' do tráfico em Alagoas

Módulo de Segurança máxima deve abrigar 'cabeças' do tráfico em Alagoas
Nova prisão inaugurada em Alagoas

O Módulo de Segurança Máxima construído no Presídio Cyridião Durval, no bairro do Tabuleiro do Martins, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (17).

 

O módulo foi construído em três meses, com um investimento de R$ 2,5 milhões. A estrutura deve abrigar cerca de 96 reeducandos considerados de alta periculosidade no Estado, ainda nesta sexta-feira. Entre os presos, o governo do Estado pretende isolar os “cabeças” do tráfico de drogas em Alagoas ou aqueles que criam algum tipo de problema dentro do presídio. Para isso já estão previstas as transferências imediatas de Ivanildo Nascimento, o “Aranha”, Moisés da Costa Júnior, o “Gil Bolinha”, além de Adriano dos Santos Oliveira, o “Caetano”.

 

Segundo o superintendente geral de Administração Penitenciária, coronel Carlos Luna, a iniciativa é o primeiro empreendimento de grande porte voltado para a finalidade. A estrutura de concreto patenteado resiste a um tiro de calibre 762 – rifle – fazendo com que não haja perfurações no local. A bala ricocheteia na superfície do concreto.

 

As celas devem abrigar até oito presos, onde os mesmos terão direito a um parlatório – lugar onde os detentos podem dialogar com os seus advogados. Os agentes penitenciários terão uma sala de controle onde irão controlar todas as atividades dos reeducados de uma superfície construída acima das celas, evitando assim contato direito com os reeducandos.

 

Ainda segundo o superintendente, saiu recentemente uma portaria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), que regulamenta e separa cerca de 20% do espaço para permanecer obrigatoriamente vazio, ou seja, sem nenhum detento a mais. "O Módulo de Segurança Máxima nunca estará lotado", mencionou.

 

Os reeducandos também terão acesso a um espaço destinado a visitas íntimas, composto por nove quartos com uma cama de casal e um banheiro cada. E um pátio onde terão banho de sol diário de duas a três horas. Todo o Módulo é cercado com grades temperadas na Taurus, janelas de policarbonato e câmeras eletrônicas.

 

Cadeia Pública

 

Além do Módulo de Segurança Máxima, a cidade de Maceió terá ainda um novo presídio público. É o que afirma o secretário de Defesa Social, Dário César. Ele contou em entrevista ao portal Tribuna Hoje, que a nova estrutura deve contar com 449 novas vagas. “O investimento partiu depois de uma reunião entre governo de Alagoas e o Ministro da Justiça – José Eduardo Cardozo – lá em Brasília, onde ficou acertado o repasse de R$ 17 milhões para o financiamento deste tipo de obra”, contou o secretário.


tribunahoje //

milton rodrigues e ana paula omena