O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, 17, a relação das instituições de ensino superior que apresentam conceitos insuficientes. Em todo o Brasil, 683 universidades, faculdades e centros universitários foram reprovados. Destes, 13 centros são alagoanos.
A avaliação do MEC é realizada com base na análise das condições de ensino, especialmente as relacionadas ao corpo docente, as instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
As instituições reprovadas alcançaram os conceitos entre 1 e 2 de acordo com o Índice Geral dos Cursos (IGC), sendo considerados insuficientes. Com o resultado, as unidades de ensino são notificadas e devem se comprometer em melhorar o desempenho nas próximas avaliações.
Alagoas, os centros de ensino receberam conceito dois e entraram no roll das
instituições reprovadas. Apenas seis instuições receberam o conceito três. São: Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Faculdade de Alagoas (FAL); Faculdade de Administração de Alagoas (FAA); Faculdade Maurício de Nassau e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Ao todo, foram avaliadas 2.176 instituições de ensino superior brasileiras. Desse total, apenas 1,24% obteve conceito máximo: nota 5.
Lista das instituições reprovadas em Alagoas
- Faculdade Figueiredo Costa
- Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Penedo
- Faculdade de Formação Profissional de Penedo
- Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió
- Faculdade de Tecnologia de Alagoas
- Faculdade Ciências Jurídicas de Alagoas
- Centro de Ensinos Superiores de Maceió
- Universidade Estadual de Alagoas
- Faculdade São Vicente
- Faculdade da Cidade de Maceió
- Instituto de Ensino Superior de Alagoas
- Instituto de Ensino Superior Santa Cecília
- Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca
alagoas24horas //
veja