 
                                            O CRB não venceu. Também não jogou um futebol bonito, como fez diante do Paysandu, com a goleada por 3x0 e gol do xodó da torcida, o atacante Aloísio Chulapa. Mas garantiu o empate de que precisava contra o América-RN e está na final da Série C do Brasileirão.
A primeira partida será realizada no próximo dia 27, no Trapichão, com o jogo de volta marcado para Joinville, no dia 03 de dezembro, na Arena Joinville. 
Antes, porém, o time do técnico Paulo Comelli terá outro compromisso, ainda válido pela fase de classificação, encarando o já eliminado Luverdense, em partida a ser realizada na tarde do próximo domingo (20), no Mato Grosso. 
Já o América, por sua vez, com o ponto somado fora de casa, segue na briga pela segunda vaga do grupo na Série C de 2012, chegando a seis pontos, um a menos que o Paysandu, adversário da próxima rodada - quando o time potiguar (ainda com dois jogos a cumprir, diferentemente do Papão) fará, em casa, mais um decisivo duelo.
O jogo
Com o apoio do seu torcedor, o CRB começou o jogo melhor, pressionando o América, preso em seu campo de defesa. O Galo era todo ataque e tentava de todas as formas, explorando as laterais de campo, apesar de errar o último passe.
Mas a primeira grande chance foi do Galo, logo aos quatro minutos, quando a zaga do América falhou e a bola sobrou para o meia Geovani, que chutou forte da entrada da área. Fabiano, no centro do gol, esticou-se todo e espalmou para escanteio.
Como já tinha o acesso garantido e o América necessitava do resultado para se manter vivo na briga pela segunda vaga na Série B do ano que vem, o América quase conseguiu abrir o placar aos 28'. Wanderley fez boa jogada individual e bateu forte da esquerda, para boa defesa de Anderson Paraíba. 
O Galo detinha as melhores chances, mas pecava no quesito finalização. Já aos 40 minutos, foi a vez de o meia Ewerton Maradona dominar bola pela esquerda, fintar op zagueiro e chutar colocado. Fabiano caiu no cantinho direito e fez a defesa, sem rebote.
Mas o CRB cedia espaço ao contra-golpe, com o Mecão também a desperdiçar boas chances. Aos 42', em perigosa cobrança de falta, o meia Mazinho encobriu a barreira e por muito pouco não viu a bola acertar o ângulo superior direito do goleiro Anderson, com a redonda raspando o travessão.
Os times caíram de produção no tempo final, sem nenhuma jogada de efeito. O jogo ficou truncado, com os times demonstrando mais preocupação em em não levar gols do que em fazer. O Galo até tentou, mas não criou o suficiente, mesmo com as alterações processadas pelo técnico Paulo Comelli.
Como o América também não ameaçava, restou ao CRB administrar o resultado que lhe garantiu na final de um campeonato brasileiro, pela primeira vez em seus 99 anos de existência. 
Mas o torcedor regatiano - que finalmente encontrou motivo para celebrar o centenário em 2012 - ainda ficou na bronca com o árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira, que inverteu a marcação em alguns lances, prejudicando o time da casa. No entanto, ao término da partida, deixou o Trapichão feliz da vida, não com o jogo, mas com o resultado.
gazetaweb //
bruno soriano e claudemir araújo