 
                                            A Universidade Federal de Alagoas se destacou na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dos cursos participantes em 2010, Medicina, do campus Maceió, e Serviço Social, da unidade de Palmeira dos Índios, obtiveram conceito 5, considerada nota máxima pelo Ministério da Educação. Na avaliação dos cursos que funcionam no interior do Estado, nenhum obteve média menor que 3.
Para a reitora Ana Dayse Dorea, o desempenho dos cursos do interior superou as expectativas. "Apesar de todas as dificuldades, conseguimos ultrapassar as notas obtidas pelos cursos da capital. No interior também tem muita gente querendo se qualificar. Esse resultado é fantástico e, com isso, estamos cumprindo nossa obrigação: entregar à sociedade profissionais bem formados", comemorou.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, os cursos de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, do campusMaceió, e Agronomia, de Arapiraca, obtiveram conceito 4. Agronomia, Educação Física, Serviço Social e Zootecnia, que funcionam no Campus A.C. Simões, na capital, ficaram com nota 3."Esse resultado é muito importante porque a Ufal está mostrando para a sociedade alagoana qualidade no ensino, tanto na capital quanto no interior do Estado", acrescentou.
O professor Cícero Albuquerque, ex-coordenador da unidade de Palmeira dos Índios, considera o resultado uma demonstração de que a interiorização, apesar das dificuldades, é um grande evento na história da Ufal. "Os nossos alunos são conscientes da conquista que é a interiorização da universidade e assumem seus cursos com atenção muito especial, temos um comprometimento muito especial de todos que lá estão. Estamos abrindo fronteiras, o que tem um sabor muito especial".
Albuquerque disse ainda que os resultados demonstram compromisso de quem faz a universidade no interior. "Apesar das dificuldades, a interiorização tem diversos pontos positivos. O tempo os tem revelado e revelará mais e mais. Estamos, com muito rigor e lutas, revelando frutos do que temos feito. Em geral, os que estão no interior têm tido um compromisso especial com a construção do ensino público e gratuito e com a transformação da realidade que nos envolve", completou.
Excelência acadêmica
A coordenadora do curso de Medicina, Divanise Suruagy, explicou que houve muito investimentos e compromisso de todos para se chegar ao conceito 5, obtido no último Enade. "A obtenção desta nota valida todo o nosso esforço, estimulando alunos e professores em busca de cumprir a missão da Famed (Faculdade de Medicina), que é ser polo de excelência acadêmica. O curso passou por uma reforma curricular, na qual trabalhamos na perspectiva do ensino centrado no aluno, que participa ativamente de sua formação acadêmica, por meio do colegiado do curso, reuniões de avaliações e semana de planejamento", comentou.
Além da efetiva participação do estudante, a professora Divanise informou que há um canal aberto ao diálogo permanente entre alunos, coordenação do curso, direção da Famed e professores. "O uso de metodologias ativas leva à integração e à participação ativa do alunado em todas as atividades a ele ofertadas. A aulas práticas e a inserção na comunidade, desde o primeiro período do curso, aproxima o estudante da realidade socioeconômica da população com a qual trabalha, enquanto estudante, e que vai atuar como profissional", esclareceu.
Outro ponto positivo que favoreceu a obtenção do conceito máximo, segundo a coordenadora de Medicina, é o incentivo à participação do aluno em projetos de iniciação cientifica e de extensão e em grupos de pesquisa dos professores. "O resultado de tudo isso é que nossos alunos conseguem publicação de artigos científicos e apresentações em congressos da área. Somado a isso, temos o envolvimento de todos os docentes, com capacitações frequentes e incentivo profissional, como a participação em congresso de ensino médico", finalizou.
 
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