30/10/2025 13:25:24

Alagoas
21/10/2011 21:13:51

Lixo hospitalar dos EUA é encontrado em Alagoas

Lixo hospitalar dos EUA é encontrado em Alagoas
Lixo hospitalar

O lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos para Pernambuco já chegou a Alagoas. A Vigilância Sanitária do Estado confirmou hoje que foram encontrados lençóis de hospitais norte-americanos na cidade de Maragogi, a 128 quilômetros de Maceió. De acordo com a denúncia, os tecidos foram comprados por uma dona de casa que adquiriu os lençóis em uma loja da cidade pernambucana de Barreiros, que fica próximo a Maragogi, na divisa de Alagoas com Pernambuco.

O diretor da Vigilância Sanitária de Alagoas, Paulo Bezerra, informou que esta é a primeira vez que lençóis de hospitais dos EUA são encontrados em Alagoas. Segundo Bezerra, uma equipe da Vigilância se deslocou pela manhã até a cidade de Maragogi para verificar o material apreendido.

Paulo Bezerra disse ainda que os lençóis encontrados em Maragogi tinham a logomarca de um hospital do EUA. Ele informou também que o nome dana de casa que comprou o material não foi divulgado para não causar constrangimento desnecessário.

Ainda segundo Paulo Bezerra, um comunicado foi enviado para as vigilâncias municipais de Alagoas para que fiquem atentas quanto à existência do material nas cidades que fazem divisa com Pernambuco. A suspeita é de que os lençóis estejam sendo vendidos a preço reduzido em sacolões de cidades pernambucanas.

Na semana passada, dois contêineres com lixo e restos hospitalares trazidos dos EUA para Pernambuco, foram encontrados no Porto de Suape, na grande Recife. A descoberta do material desencadeou uma série de apreensões de lençóis e tecidos em cidades do Nordeste. Após Pernambuco, o lixo hospitalar dos EUA foi localizado na Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí e agora em Alagoas.

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco, investiga o caso para saber quem teria importando o lixo hospitalar dos EUA. Enquanto isso, as Vigilâncias Sanitárias realizam varreduras nos Estados vizinhos para apreender os lençóis contaminados e evitar que esse material continue sendo reaproveitamento indevidamente.

 

almanaquealagoas //