O maior evento de popularização da ciência, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, começa nesta segunda-feira (17), com cerimônia de abertura às 10h, na Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa). O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo as ações coordenadas em Alagoas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Esta sétima edição, que ocorre até a próxima sexta-feira (21), irá tratar sobre mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco.
Após a cerimônia, serão realizadas atividades diversas, com os alunos da rede pública e visitantes. Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, a grande missão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o desafio das mudanças climáticas, ocorridas no mundo inteiro nos últimos anos, e de fazer uma reflexão sobre a aplicação da ciência para encontrar soluções sustentáveis.
Segundo a diretora da Secti e coordenadora da Semana Nacional em Alagoas, Lenilda Austrilino, o Governo de Alagoas concedeu atenção aos estudantes das escolas estaduais nas comunidades onde o Governo do Estado possui base comunitária. “Para que o estudante e comunidade do interior tenham a mesma oportunidade, em formato de caravana, iremos levar as atividades do evento a algumas cidades do interior, com a participação de 48 pessoas, entre profissionais, especialistas, professores universitários, bolsistas, universitários e técnicos da Secti”, informou Austrilino.
“É uma experiência diferente, há integração com a comunidade no interior. Essa ação requer muito trabalho, porém é gratificante. Vamos atingir um público que na maioria das vezes não tem oportunidade de ter acesso a esse conhecimento. Essa ação de descentralizar a divulgação da ciência para o interior é um trabalho muito importante. Eu procuro dar o melhor de mim, o trabalho é extremamente importante e gratificante”, defendeu o professor de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Antonio Ornellas.
Programação
No primeiro dia da Semana Nacional de C&T (17), a programação inicia às 10h e vai até às 21h na Escola Estadual Moreira e Silva – Cepa -, em Maceió. No mesmo dia, na capital, também ocorrerão atividades em outros locais, como na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Cesmac.
Algumas cidades do interior também terão atividades da Semana Nacional com programação já definida para esta terça-feira (18), na cidade de Penedo, na Escola Estadual Alcides Andrade, no horário das 14h às 22h. Na quarta-feira (19), as ações serão em Pão de Açúcar, na Escola Municipal Professora Maria Tavares Pinto, das 14h às 22h. Na cidade de Piranhas, as atividades acontecerão na quinta-feira (20), na Escola Estadual do Xingó, das 14h às 22h. O último dia da programação, na sexta-feira (21), ocorrerá no município de Delmiro Gouveia, na Escola Watson Clementino de Gusmão, no mesmo horário das 14h às 22h.
primeiraedicao //
agência alagoas