Alagoas é o Estado pioneiro na implantação novo Sistema de Regulação (Sisreg), que favorece a marcação de consultas de alta e média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira (13), foi realizada a inauguração da sede do Complexo Regulador de Viçosa. O evento contou com a participação do governador Teotonio Vilela Filho, do vice-governador Thomaz Nonô e do secretário de Saúde, Alexandre Toledo.
Com a regulação, serão ofertados os serviços de marcação de consultas de alta complexidade, entrega de resultados de exames, solicitação do cartão do SUS, agendamento de transferência para realização de consulta e exames em Maceió. Todos os serviços serão marcados pela internet. Já os exames de média complexidade continuarão sendo marcados pelas unidades básicas de saúde, por meio do sistema online, através do Sistema de Regulação (Sisreg).
Para o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, o sistema caracteriza um grande avanço para o município. “A sede faz parte das ações para as melhorias da saúde numa parceira entre o Governo do Estado e o município”, disse Toledo.
De acordo com prefeito Flaubert Torres, a regulação facilitará o acesso dos usuários aos serviços de saúde. “Estamos a cada dia melhorando o acesso a saúde e novo sistema irá permitir a marcação de consulta de forma mais humanizada para população, evitando filas e demora no atendimento aos usuários SUS”, explicou o prefeito.
“Iremos trabalhar sempre para o processo de organização da saúde em Viçosa. Acreditamos que a saúde do município está no caminho certo, com transparência e dignidade para população”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Sônia de Moura.
Atenção Básica
Além da inauguração da sede do Complexo Regulador, Toledo e o prefeito Flaubert Torres assinaram um termo de cooperação técnica para as obras das unidades de Atenção Básica de Saúde de Sabalangá e Frei Damião. “Com esta iniciativa, os serviços serão ampliados, beneficiando aproximadamente 8 mil pessoas”, destacou a secretaria de saúde do município, Sônia Moura.
agêncialagoas //
paula newton