29/10/2025 15:32:20

Alagoas
02/10/2011 22:57:37

Médicos do PSF paralisam atividades nesta segunda

Médicos do PSF paralisam atividades nesta segunda
Ilustração

A medida tomada nesta terça-feira (27) pela maioria dos médicos em um assembleia geral da categoria pode deixar a situação da saúde nos municípios alagoanos ainda pior. É porque nesta segunda (03) os médicos do Programa da Saúde da Família paralisam suas atividades.

 

Os profissionais reivindicam que o salário seja compatível com a carga horária de 40 horas semanais. Jornada de trabalho exigida pelo Ministério Público Federal (MPF) depois de um mapeamento da situação do programa nas cidades.

 

Segundo a categoria, somente Maceió permanecerá funcionando, já que a capital implantou plano de carreira dos médicos. “Não queremos que os nossos colegas saiam do estado e o programa acabe em Alagoas”, relatou Wellington Galvão, presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed) em Alagoas.

 

De acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Consems) de Alagoas informou que a situação realmente é crítica e que os salários pedidos vão além do que o Governo Federal repassa.

 

O Sinmed junto com a sua representação nacional declarou que o salário baseado nas 40 horas deveria ser de R$ 18.376. Caso não haja negociação a paralisação de aproximadamente 658 profissionais continua.

primeiraedição //