29/10/2025 13:02:33

Municípios
29/09/2011 19:38:28

11º BPM: Viaturas param por falta de efetivo policial em Penedo

11º BPM: Viaturas param por falta de efetivo policial em Penedo
11º BPM em Penedo

Mesmo sendo o estado de Alagoas o colecionador de títulos negativos que envergonha o seu povo, nem tudo está perdido e algo de bom sempre pode ser encontrado no meio da fumaça negra que obriga o governo a decretar estado de emergência em algumas pastas administrativas. Em Penedo o esforço conjunto das polícias militar e civil tem resultado em significativa diminuição de crimes praticados na região do Baixo São Francisco.

 

Um problema encontrado atualmente pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado na histórica cidade é a falta de efetivo policial para a execução de um trabalho mais próximo a população. Nesta quarta-feira, 28, todos os veículos pertencentes ao batalhão estavam parados na frente da sede do comando, mostrando que infelizmente em Penedo há mais carros do que homens para conduzi-los e garantir uma maior segurança à população.

 

De acordo com o Major Fontes, comandante do 11º BPM, mesmo depois das turmas formadas em Maceió e Arapiraca, nenhum militar foi enviado para se somar ao comando de Penedo, responsável por sete municípios, sendo dois deles, Piaçabuçu e Coruripe, considerados de grande necessidade manter um policiamento atuante nos Povoados do Pontal do Peba e Pindorama, respectivamente.

 

O 11º BPM possui atualmente uma frota com onze carros e cinco motos, sendo a maioria dos veículos recuperados após a chegada do Major Fontes ao batalhão. “Infelizmente temos que deixar alguns dos veículos parados por não termos efetivo suficiente para colocar todos os carros na rua a serviço da população”, disse o Major.

 

Efetivo

 

Apenas cento e noventa e quatro militares preenchem o quadro efetivo do 11º BPM, mas com as licenças médicas e férias o número reduz, ficando distribuído nos sete municípios de abrangência do batalhão menos militares do que a necessidade real de cada localidade. Em Pindorama, mesmo o local contando com uma grande ocupação populacional apenas três policiais garantem a segurança na região que faz fronteira com o município de Penedo.

 

“Se pudéssemos contar com um efetivo policial maior no 11º BPM, com certeza teríamos conduções de desempenhar um trabalho mais próximo das comunidades que podem contar nos dias atuais com uma frota de veículos renovada, no entanto, sem maior funcionalidade devido a carência de policiais em nosso batalhão”, concluiu Major Fontes.