29/10/2025 10:31:25

Brasil
24/09/2011 23:02:48

Médico atesta óbito de paciente viva no RJ; governo investiga

Médico atesta óbito de paciente viva no RJ; governo investiga
Ilustração

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio abriu uma sindicância para investigar o caso de uma mulher dada como morta após ser internada em um hospital em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

 

Apenas ao reconhecer o corpo no necrotério, horas depois da constatação do óbito, foi que a família percebeu que a paciente Rosa Maria Celestrino, 60, estava viva.

 

A idosa chegou ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes na sexta-feira, às 10h, trazida por uma ambulância do Samu de Duque de Caxias com diagnóstico de infecção pulmonar. Segundo a secretaria, a paciente já não falava, tinha o sistema motor comprometido e um histórico de diversos AVC´s (Acidente Vascular Cerebral) nos últimos oito anos.

 

À tarde, Celestrino teve um novo AVC. O quadro piorou e, às 19h20, o médico plantonista fez a constatação do óbito.

 

Durante o reconhecimento do corpo, a família percebeu que a paciente se movia e informou os funcionários do hospital, que a levaram imediatamente para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) onde Celestrino permanece internada.

 

A direção do hospital informou que está investigando o caso. O médico de plantão pediu demissão e os demais profissionais envolvidos foram afastados.


folha //