Após o afastamento decretado pela Justiça Federal de Marcos Santos e quase no final do prazo para a posse, a vice-prefeita de Traipu, Julliany Machado (PTB) assumiu o comando do município na manhã desta quinta-feira (22). A determinação da justiça era de que a posse ocorresse em 48 horas após o desligamento do titular.
Caso Julliany Machado não assumisse, quem ocuparia a vaga no Executivo Municipal seria Maria da Conceição Teixeira Tavares (DEM), oposição do prefeito afastado.
A nova prefeita assume o cargo deixado por Marcos Santos, seu sogro, após ser deflagrada a ‘Operação Tabanga’, no início da semana, e onde antigo gestor é acusado de comandar um esquema que desviou verbas públicas relacionadas com a Educação, cujo montante chega a R$ 8 milhões.
Marcos Santos e sua esposa, Juliana Kummer, estão sendo procurados pela Polícia Federal. Durante a operação, vários mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Traipu, mas o prefeito não foi encontrado em nenhuma de suas propriedades e já é considerado foragido da Justiça.
Ao todo, 16 pessoas estão presas, dentre elas a o secretário Municipal de Finanças, Roberto Olindino Matos Júnior, que se apresentou acompanhado de seu advogado na sede da Super Superintendência da Polícia Federal.
Todas as pessoas detidas na operação serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, emprego irregular de verbas públicas, dentre outros crimes. Os presos e os materiais apreendidos durante a operação serão encaminhados para a sede da PF, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
A operação ‘Tabanga’, cujo nome é de uma serra localizada em Traipu, é um desdobramento da Operação Mascotch, deflagrada em 30 de março deste ano e que culminou com a prisão da primeira dama do município Julianna Kummer. Na época foi descoberto um desvio de cerca de R$ 8 milhões de prefeituras que são acusadas de fraude em contratos públicos, que tinham como objetivo fornecer merenda escolar nas respectivas cidades.
cadaminuto //
anna claudia almeida