Com cadaminuto // Fonte ascom
A prefeitura de Feira Grande através de uma parceria das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde lançou na última quarta-feira, 7, o projeto “Mãe feiragrandense”, em solenidade que contou com a presença do prefeito Fábio Apóstolo de Lira, secretários municipais e mais de 200 gestantes. A solenidade aconteceu no clube social do município e foi aberta com um café da manhã oferecido às gestantes presentes ao evento.
Segundo explicou a secretária de Assistência Social, Valdirene Barbosa, a implantação do projeto irá proporcionar melhores condições de monitoramento por parte das duas secretarias das gestantes, permitindo um melhor acompanhamento desde o período gestacional até o primeiro ano de vida da criança, bem como das futuras mamães. “Visa também implantar ações para o combate o índice de mortalidade infantil no município”, completou.
O prefeito Fábio Lira ressaltou o pioneirismo do projeto lançado durante o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, como mais um passo da atual gestão para fortalecer a assistência prestada as gestantes do município. Além das ações de acompanhamento durante o período de gestação, que inclui a distribuição de cestas nutricionais por meio de uma parceria entre a prefeitura e o governo, a prefeitura faz ainda a doação de enxovais.
Na solenidade de quarta, 30 gestantes que estão no nono mês de gravidez receberam seus enxovais. A expectativa é de que até o final deste ano 210 gestantes estejam inseridas neste novo projeto. Estiveram presentes ainda no evento os secretários de Administração, Dário Roberto; Esportes, Carlos Melo; Saúde, Marcos Faustino; Agricultura, Adriana Rocha; além das secretárias-adjuntas de Saúde, Flávia Lira e Educação, Mara Alencar. Também compareceram os vereadores Zé Valmir e Dida, além da mãe do prefeito Fabinho, dona Fátima Lira.