Com tudonahora // Fonte ascom
A Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) lançou nesta sexta-feira, a segunda fase do projeto Sarepta. O evento fez parte das comemorações pelos oito anos de funcionamento da Cooperativa em Maragogi e contou com a presença de cooperados, autoridades políticas e representantes da Petrobras, patrocinadora da iniciativa.
Nesta fase, o projeto tem o objetivo de promover a sustentabilidade da cooperativa, aumentando a qualidade dos produtos comercializados e o fluxo de vendas. Também serão oferecidos cursos de capacitação para familiares dos cooperados, beneficiando moradores de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto da Rua, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe.
“Com todo maquinário instalado, vamos começar a produzir e comercializar sucos prontos, principalmente nos sabores maracujá e graviola, com o máximo aproveitamento da fruta, além de fortalecer a nossa marca, apresentando esse produto para outros mercados consumidores, além dos hotéis e supermercados de nossa localidade”, explica Flávio Silva, gerente da Coopeagro. Ele acrescenta que atualmente produtos da cooperativa já são comercializados inclusive fora do Estado, como por exemplo, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará.
A coordenadora do projeto Irmã Mirian Zendron, explica que através da educação popular e o resgate da cidadania, a permanência das famílias na área rural pode ser uma realidade, por isso, o projeto também visa a geração de emprego e renda para os assentados. “Nossa meta é oferecer um produto com qualidade; tornar a polpa de fruta produzida aqui uma referência, a melhor do Estado”, afirma.
Emocionado ao participar de um evento em uma cooperativa e lembrar das lições de cooperativismo ensinadas por seu pai, o gerente geral da Petrobras em Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, explicou que a Companhia, que também patrocinou a primeira etapa do Sarepta, disponibilizou mais de R$ um milhão para o projeto e pretende com isso ajudar a promover a dignidade do cidadão que vive no campo.
Importância
Com cerca de duas mil famílias assentadas, Maragogi é considerado pelo Incra o município com a maior área de assentamentos no Estado. Atualmente, a cooperativa produz e comercializa polpas de frutas congeladas, mel de abelha e sucos de frutas, congregando 106 famílias, de 22 assentamentos, impactando diretamente 250 famílias.
Mas o “impacto” provocado pela cooperativa pode ser ainda maior. De acordo com o secretário de Agricultura de Maragogi, Valdir Correia, existe a possibilidade de parceria com a prefeitura para que os produtos produzidos pela cooperativa sejam utilizados na merenda escolar.