28/10/2025 19:39:08

Esportes
09/09/2011 11:31:02

Agente penitenciário alagoano ganha título mundial

Agente penitenciário alagoano ganha título mundial
Jeronimo é campeão do mundo

Com tudoglobal //

 

Jerônimo Custódio dos Santos, servidor da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), foi campeão de taekwondo na categoria peso pesado, de 29 a 39 anos, do World Police & Fire Games. O evento aconteceu em Nova Iorque no período de 25 de agosto a quatro de setembro.

 

Para conquistar o título, o alagoano participou de três lutas. Na primeira, Jerônimo lutou contra o atual campeão mundial, Genivaldo Antônio, do Distrito Federal. O combate foi acirrado e Jerônimo ganhou na contagem de pontos. A segunda luta foi contra o croata Hegedis Andereg, e o agente penitenciário também ganhou na contagem de pontos.

 

Na terceira luta, contra o espanhol Munhoz Cebaleos Angel, Jerônimo ganhou por nocaute, levando o título mundial. Para participar dos jogos, o agente, que é prestador de serviço, contou com o apoio da Sgap, VH Administradora de Condomínios e das Secretarias de Esportes Estadual e Municipal.

 

Um fato curioso, é que Jerônimo presenciou a passagem do furacão Irene por Nova Iorque. “Era um vento muito forte. Um dia, caminhando pela rua tive que me agarrar a um hidrante para não ser levado pelo vento”, lembrou. O lutador ficou impressionado com o modo que os americanos agiram diante da tragédia.

 

“Os americanos são muito precavidos contra esses desastres. Fiquei admirado com a capacidade de organização daquele povo, que com muita agilidade arrumaram meios para amenizar os efeitos da passagem do furacão. Eles agiram muito rapidamente diante da calamidade”, frisou Jerônimo.

 

Taekwondo – O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana, cultuada na civilização asiática por séculos. Desde 2002, o taekwondo é considerado um esporte olímpico. A arte marcial alia o treinamento mental com técnicas de combate desarmadas para a autodefesa, envolvendo a aplicação hábil dos golpes, chutes, bloqueios e esquivas com as mãos e os pés livres para uma destruição rápida do movimento do oponente.