antonio aragão //
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta feira (09), dezenas de moradores da vila Muquem (quilombolas) interditaram a AL-205 (km. 3) que liga União dos Palmares e Santana do Mundaú, e estão solicitando além de uma lista de reinvidicação, a presença do município Dr. Areski Freitas, da secretária de Ação Social senhora Lidia Campos e da nova presidente da Fundação Palmares ex-vereadores Genisete Sarmento.
Segundo a líder do movimento senhora Maria das Dores conhecida como “Dorinha”, estas são as principais reinvidicações:
“Muquem exige Justiça, Cidadania e Dignidade”
“Nós, remanescente quilombolas, agricultores, e moradores da comunidade Muquém de União dos Palmares-Al, a fim de garantir direitos sociais básicos que proporcionem a todos Justiça, Cidadania e Dignidade, reinvidicamos das autoridades municipais (Prefeitura, Secretaria de Assistência Social), Estaduais (Governo do Estado, Iteral, Secretaria da Mulher e Direitos Humanos) e Federais (MDA/Incra, Fundação Cultural Palmares, Seppir, Conab) as seguintes providencias:
a) Inclusão de todas as familiares remanescentes e agricultores no cadastro do Programa para que toldos estejam sem moradia, residindo nas barracas ou em casa de parentes, recebam uma unidade habitacional. É necessário ainda maior agilidade na reconstrução das casas, pois mesmo após mais de um ano da enchente de junho de 2010 ainda não temos uma parede levantada. Também não aceitamos a construção de casas geminadas (parede de meia).
b) É preciso também respeitar o desejo daquelas famílias que querem permanecer nos seus sítios, locais nos quais nasceram e se criaram. Para estas famílias que moram em casas de taipa, palhoças e outras habilitações precárias, reinvidicamos a construção de 26 casas através do Programa de Combate a Doença de Chagas, cujos recursos já foram assegurados através da FUNASA.
c) Reinvidicamos ainda a ampliação das ações de segurança alimentar com a distribuição de cestas básicas do Programa Brasil Quilombola para todas as famílias da comunidade Muquém e reativação do Programa do Leite.
ADAPO MUQUEM – Associação Adapo da Comunidade Muquem de Remanescentes Quilombolas.









