28/10/2025 19:38:37

Especiais
06/09/2011 16:21:57

Brasileiros farão maior protesto nesta quarta feira depois dos cara-pintadas

Brasileiros farão maior protesto nesta quarta feira depois dos cara-pintadas
Protestos amanhã em todo Brasil

Com tudoglobal // Fonte uol

 

Milhares de internautas estão tentando organizar, por meio das redes sociais, o maior protesto contra a corrupção desde o movimento dos caras pintadas, que ajudou a derrubar o ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Os atos estão marcados para esta quarta-feira (7), Dia da Independência, em todas as capitais e também em cidades do interior.

 

No Facebook, até a noite dessa segunda-feira (5), haviam sido convocados quase 300 eventos do tipo, alguns deles com milhares de presenças confirmadas. Também foi criado um blog, o “Brasil+Ético”, que tenta reunir todas as manifestações que irão acontecer no país –clique aqui para ver o calendário.

 

Os três eventos com o maior número de participantes confirmados no Facebook são o “Manifesto contra a corrupção no Brasil”, com mais de 30 mil confirmações; “Reação contra corrupção – O Brasil de luto”, com cerca de 25 mil participantes; e “Caras pintadas contra a corrupção”, com mais de 20 mil participações confirmadas.

 

O brasiliense Giderclay Zeballos, um dos criadores da comunidade mais popular do Facebook, afirma que o grupo surgiu da mobilização de cidadãos comuns diante das denúncias de corrupção, como as recentes ocorridas nos ministérios dos Transportes, do Turismo e da Agricultura. “A corrupção virou uma doença no Brasil. Sentimos que temos que fazer alguma coisa”, disse Zeballos.

 

Segundo ele, os próprios organizadores estão arrecadando com amigos e parentes recursos para a compra de material para a manifestação, como faixas e tintas.

 

O grupo pede que os participantes levem spray, apitos, balões e tinta para pintar o rosto durante a marcha. “Não carregue bandeira de nenhum partido, a bandeira que devemos carregar é apenas a do Brasil, que é o nosso interesse comum”, diz texto na página do evento.

 

Protestos

 

Em Brasília, o protesto está marcado para as 10h, no Museu da Nacional, onde será realizado o tradicional desfile da Independência. Há manifestações convocadas para a Praça dos Três Poderes e para o Congresso Nacional.

 

Em São Paulo, o ato está marcado para começar às 9h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista. No Rio de Janeiro, a manifestação foi convocada para a avenida Rio Branco, no centro, também a partir de 9h.

 

Os organizadores do evento se dizem apartidários e, inclusive, pedem que partidos políticos não participem das manifestações. Em geral, o tom é patriótico, e pede-se aos possíveis participantes que vão aos atos trajando roupas pretas, simbolizando o luto.

 

Não há uma pauta clara de reivindicações, mas, em comum, todos os eventos e grupos criticam a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) e o voto secreto, e apoiam a “faxina” de Dilma Rousseff nos ministérios. Outros temas que aparecem são a instalação da CPI da Corrupção e pedidos para que a corrupção se torne crime hediondo.

 

As manifestações também estão sendo divulgadas via Orkut e Twitter. Na rede de microblogs, as hashtags utilizadas são #todoscontraacorrupcao, #LutopeloBrasil, #setembronegro, entre outras.