Com ojornal-al // Fonte ascom pf-al
A Polícia Federal deflagrou, na manhã deste terça-feira (6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreeensão contra fraudadores da previdência social em Arapiraca. A operação começou por volta das 6h e conta com a participação de um delegado e 12 agentes da PF.
Foram expedidos pela 8ª Vara Federal três mandados contra aliciadores de trabalhadores rurais e falsificadores de aposentadorias no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
De acordo com o delegado que comanda a operação, Gustavo Gatto, os aliciadores escolhiam idosos, falsificavam os documentos e com eles davam entrada no benefício sem o conhecimento do esquema por parte da União.
O delegado adianta que houve prisões em flagrante, que os mandados foram cumpridos nas zonas rural e urbana de Arapiraca e que os presos e o material apreendido serão levados para a sede da superintendência da PF em Alagoas, no bairro do Jaraguá, Maceió.
Confira nota da PF sobre a operação:
Maceió/AL – A Polícia Federal cumpriu, na data de hoje (06/09/2011), três (3) mandados de busca e apreensão na zona rural da cidade de Arapiraca, expedidos pela 8.ª Vara Federal localizada naquele município. Os mandados foram expedidos após serem pedidos nos autos do inquérito policial 707/2008, o qual investiga a fraude em concessão de benefícios previdenciários de aposentadoria rural (ART. 171, § 3.º do CP – estelionato previdenciário).
A investigação começou em novembro de 2008, quando descobriu que G.M.S usou documentação falsificada de J.A.S. e teve o benefício concedido. Investigações preliminares indicaram que uma pessoa de nome LÚCIA teria participação efetiva na empreitada criminosa, inclusive recebendo percentual (50%) nos primeiros meses de concessão do benefício previdenciário fraudulento.
Após novas diligências descobriu-se que se tratava de M.L.F.S. uma vez que seria a pessoa que providencia aposentadoria de idosos junto ao INSS em Arapiraca. Por ocasião da deflagração da OPERAÇÃO DENÁRIO realizada pela PF, no início do mês de junho de 2009, no Estado de Alagoas, revelam fortes indícios da participação de M.L.F.S. no esquema de fraude dos benefícios previdenciários, pois ela mantinha envolvimento com um dos presos naquela operação, conhecido por P. P.
No dia 05/02/2010 foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa de M.L.F.S. foram encontrados diversos documentos em nome de terceiros necessários à concessão dos benefícios, os quais comprovam a participação dela na fraude contra o INSS. Em seu interrogatório, na época, M.L.F.S. confessou sua participação no esquema, além de apontar o nome dos demais investigações prosseguiram, tendo os Policiais Federais localizado o endereço das três pessoas assinaladas pela indiciada, cujas residências são objeto das buscas de hoje.