28/10/2025 12:46:23

Saúde
06/09/2011 00:14:36

Hospital do Açúcar pode contratar nova equipe de médicos para UTI

Hospital do Açúcar pode contratar nova equipe de médicos para UTI
UTI Hospital dos Usineiros em Maceió

Com tudonahora // luciana buarque

 

A direção do Hospital do Açúcar afirmou, nesta segunda-feira (5), que contratará novos médicos caso o grupo que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) resolva se desligar das atividades no final deste mês. A equipe anunciou, em agosto, que deixaria a UTI no próximo dia 31 de setembro, caso os problemas salariais não fossem resolvidos.

 

O diretor-geral do hospital, Edgar Antunes, diz que a UTI não vai fechar e revelou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a paralisação dos trabalhos da equipe médica da UTI. “Fiquei sabendo pela imprensa”, disse.

 

“Caso eles decidam não trabalhar mais no hospital, contrataremos outro grupo de profissionais. Mas espero que isso não seja necessário”, afirmou Edgar Antunes, que estava na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) discutindo os problemas do hospital ao receber o telefonema do Tudo na Hora.

 

Em nota publicada neste fim de semana, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) pediu esforços dos governos estadual, municipal e federal para evitar a suspensão total ou parcial dos serviços prestados pelo Hospital do Açúcar. A nota também é assinada pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) e pela Sociedade de Medicina de Alagoas.

 

A direção diz, ainda, que as secretarias de Saúde do Estado e Município, assim como o Ministério da Saúde (MS), têm consciência dos problemas que a unidade hospitalar enfrenta e estão se esforçando para melhorar a situação. “A crise não é de agora, é de dez anos para cá. O Ministério da Saúde já sinalizou mais 100 novos leitos que vão ajudar no atendimento à população”, anuncia o diretor.

 

A Sesau, por meio da sua assessoria de comunicação, afirmou que o governo do Estado não pode fazer muito mais do que repassar regularmente os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) ao Hospital do Açúcar. O repasse estadual corresponde a 70% do total de verbas vindas do SUS para a unidade hospitalar. Os outros 30% devem ser repassados pelo município.