28/10/2025 12:43:58

Municípios
05/09/2011 22:22:05

2ª Câmara do MPF em Brasília arquiva investigação contra Eudócia Caldas por crime eleitoral

2ª Câmara do MPF em Brasília arquiva investigação contra Eudócia Caldas por  crime eleitoral
Prefeita Eudócia Caldas de Ibateguara

Com repórteralagoas // odilon rios

 

A segunda Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em Brasília, arquivou, em sessão realizada no dia 15 de agosto, procedimento aberto pelo Ministério Público Federal de Alagoas contra a prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas. Ela era acusada de corrupção eleitoral.

Pela denúncia apurada pelo MPF, Eudócia e alguns correligionários teriam retido títulos de eleitor nas eleições de 2008 para repassar um determinado valor ou colchões e cestas básicas em período eleitoral.

A segunda Câmara pediu atuação da Polícia Federal no caso, mas não fora apurados indícios de corrupção contra a chefe do Executivo municipal.

Eudócia Caldas é mulher do ex-deputado federal João Caldas e mãe do deputado estadual João Henrique Caldas.

Também foram arquivados procedimentos abertos para instaurar irregularidades na distribuução de lotes no assentamento Brilho do Sol II, em Flexeiras (apurava-se a participação de lideranças do Movimento dos Sem-Terra e funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- Incra- na suposta trama).

Também foi arquivado procedimento aberto para apurar supostas irregularidades na prefeitura de Matriz de Camaragibe, em 2002, sob o comando do prefeito Cícero Cavalcanti- hoje em São Luiz do Quitunde.

O material foi levantado pelo Tribunal de Contas do Estado, mas existe outro pedido de investigação aberto, pelo MPF local, contra Cavalcante e seu então vice, Marcos Paulo Nascimento, que teriam desviado recursos públicos federais repassados pelos Ministérios da Educação e Saúde, fato apontado em procedimento administrativo instaurado a partir de representação do Tribunal de Contas da União.