28/10/2025 10:48:46

Municípios
05/09/2011 09:49:56

Copeve e Ifal decidem nesta segunda

Copeve e Ifal decidem nesta segunda
Campus da UFAL em Arapiraca

Com gazetaweb // wanessa oliveira

 

Integrantes da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) devem se reunir com representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no final da manhã desta segunda-feira (5), para decidir quais medidas serão tomadas a respeito dos 1.300 candidatos que, nesse domingo (4), tiveram a prova interrompida pela invasão de foragidos do Presídio Desembargador Luís de Oliveira Sousa.

Embora a reunião ainda não tenha ocorrido, o presidente da Comissão Permanente de Exames de Seleção (Copes) do Ifal, Eduardo Frigoletto, tranquiliza os demais candidatos informando não acreditar na possibilidade de que as provas sejam suspensas para os demais concorrentes. “Foram cem mil pessoas no Estado fazendo a prova. Então não faz sentido que todas tenham que fazer outra prova, por uma situação que aconteceu com 1.300”, explica.

Conforme Frigoletto, há outros modelos de prova já preparados pela Comissão, que devem ser aplicados aos candidatos prejudicados pelo tumulto ocorrido no sábado. “Será o mesmo procedimento do que ocorreu, por exemplo, com as provas do Enem”, relatou. O presidente do Copes acredita que nem mesmo os candidatos que fizeram a prova pela manhã precisarão passar por nova seleção. Em Arapiraca, cerca de 34 mil pessoas fizeram provas no turno da manhã e da tarde.

A confusão

Cerca de 1.300 candidatos que estavam fazendo as provas no campus da Universidade Federal de Alagoas enfrentaram momentos de susto e terror, quando onze detentos conseguiram fugir do presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza e invadiram o campus. Momentos depois, equipes do 3° BPM também entraram no local e trocaram tiros com os meliantes.

Após todo o tumulto, os policiais conseguiram prender cinco: José Antônio dos Santos, de 21 anos, Jonathan Batista Souza dos Santos, 22, Edison Darlan Souza da Silva, Gilson Silva Sobrinho e Tales Vitor Gomes dos Santos foram conduzidos de volta ao presídio. Os policiais estão tentando encontrar ainda Edson de Brito da Silva, Jair da Silva Santos, Márcio Adriano Marques, Marciano Acácio dos Santos, José Luciano dos Santos e Murilo Lopes do Nascimento.