28/10/2025 10:46:03

Polícia
05/09/2011 09:47:41

IML registra 21 homicídios em Alagoas

IML registra 21 homicídios em Alagoas
Ilustração

Com alagoasweb // jobison barros

 

A criminalidade já se tornou uma constante na capital e no interior do Estado, principalmente quando o assunto em questão é o número de assassinatos. Quem atesta a informação são os Institutos Médico Legal (IML) de Maceió e Arapiraca - por meio de seus livros de ocorrência - juntamente com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), que contabilizaram 21 casos neste final de semana.

O crime de maior repercussão foi o assassinato do vereador do município de Anadia, Luiz Ferreira de Souza, 61 anos, ocorrido nesse sábado (03). O parlamentar, que pertencia ao Partido Popular Socialista (PPS), foi morto com vários disparos quando retornava de uma rádio comunitária, em Maribondo. Segundo informações da Polícia Militar (PM), Luiz Ferreira havia anunciado no programa de rádio que seria candidato à prefeitura daquela cidade, nas próximas eleições, além de ter criticado a política local, fato que teria motivado o homicídio.

Luiz Ferreira, atingido dentro de seu próprio veículo, por tiros de pistola 9 milímetros, exercia a função de cirurgião e professor universitário. A polícia chegou a realizar rondas pela região, mas não conseguiu localizar os acusados.

O segundo crime vitimou o servente de pedreiro Cícero Ferreira de Siqueira, 37, na Rua Santa Rosa, no Tabuleiro do Pinto. A vítima tentou fugir, mas não conseguiu escapar dos 11 disparos deflagrados, enquanto caminhava em direção à sua casa. Cícero era natural de Pernambuco (PE).

Domingo

Reginaldo Santos Silva, 31, foi outro alvo de criminosos na Avenida Durval de Góes Monteiro, nas proximidades do “Forró do Louro”, no Tabuleiro do Martins. A vítima morava na Rua Sombra dos Eucaliptos, no Tabuleiro do Pinto, e estava em Alagoas há poucos dias.

Por volta das 03h, militares do 5º Batalhão registraram o assassinato de um rapaz identificado apenas como Felipe, atingido por nove tiros na feirinha do Benedito Bentes. Após cometerem o crime, os acusados empreenderam fuga da localidade.

Também na feirinha do Benedito Bentes, o agricultor José Bezerra de Lima, foi vitimado por arma de fogo. O trabalhador morava no conjunto Frei Damião, situado no mesmo bairro.

O outro crime tirou a vida de Rodrigo da Silva Ferreira, 33, na Rua Luís Clemente Vasconcelos, no Clima Bom. Nenhum morador quis relatar o ocorrido.

A polícia constatou um homicídio no Clima Bom I, onde Rogério da Silva Ferreira, 31, autônomo, foi atingido por tiros. Os acusados empreenderam fuga do local, tomando destino ignorado.

O ajudante de serralheiro José Cícero Marques de Souza - natural do Estado de Pernambuco e que morava no conjunto Otacílio Holanda, na Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, - foi atingido por vários disparos na localidade. A guarnição acionada ao local não soube informar os motivos que levaram à execução.

O Vale do Reginaldo também registrou dois assassinatos. Cosme Luciano Nascimento Santos, pedreiro, foi atingido por vários tiros e veio a falecer no local. Ele morava no conjunto Parque das Américas, no Benedito Bentes II. A outra vítima não foi identificada.

A Barra de São Miguel também não ficou isenta da violência que assola o Estado. A vítima, morta por arma de fogo, não foi identificada. Os autores do homicídio fugiram após o crime.

Interior

Chegando ao interior de Alagoas, a PM constata a morte de Denival Selestino, 28 anos, no Sítio Funil, situado na zona rural de Lagoa da Canoa. Segundo a polícia, o jovem foi encontrado morto no interior de um veículo Gol, de cor preta e placa MUX-3353/AL, que foi levado à Central de Polícia, no Prado. O corpo apresentava várias perfurações.

Na zona rural de Arapiraca, mais precisamente no Sítio Porção, Flávio Henrique Silva Brito não conseguiu escapar de um disparo de espingarda calibre 12. Segundo informações da polícia, o acusado chegou à casa da vítima, em uma moto, invadiu o local e efetuou os disparos, fugindo em seguida.

O primeiro crime ocasionado por arma branca aconteceu no bairro Baixão, em Arapiraca. A polícia informou que Edilson José dos Santos Silva, 38, teria sido atingido por golpes de faca, após ser assaltado. Ele foi socorrido à Unidade de Emergência do Agreste Doutor Daniel Houly de Almeida, onde não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O acusado foi detido e encaminhado à Central de Polícia de Arapiraca.

Também em Arapiraca, no bairro Bom Sucesso, Gilmar Martins dos Santos, 21, foi vitimado por arma de fogo. Nenhum popular quis comentar acerca do crime.

A outra vítima, José Renato dos Santos, 17 anos, foi morta com vários disparos, na cidade de Teotônio Vilela. Dois homens em uma bicicleta teriam praticado o assassinato, conforme informou a polícia. O caso será investigado pela delegacia do município.

De acordo com informações de funcionários do IML de Arapiraca, mais cinco homicídios foram registrados.