28/10/2025 10:48:46

Polícia
02/09/2011 09:25:46

Agentes penitenciários param no domingo

Agentes penitenciários param no domingo
Ilustração

Com emergência190 //

 

 A mudança no horário das folgas dos agentes penitenciários, que segundo a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL) é uma imposição da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), volta a ser questionada pelos agentes que decidiram paralisar os serviços no próximo domingo (4), sendo mantido apenas os 30% dos serviços essenciais.

 

Segundo o presidente do Sindapen, Jarbas de Souza, durante a paralisação não será permitido que os familiares e amigos tivessem acesso aos presos.

Jarbas explicou que a nova escala obriga os agentes há trabalharem um dia e folgar três ao contrário do que vinha acontecendo, quando os servidores trabalhavam um dia e folgavam quatro.

 

Já a Superintendência Penitenciária informou à imprensa que a nova escala atende a portaria 136/2011 estabelecida pela resolução 16/2009 do Conselho Estadual de Segurança Pública (CESP) que atende ainda o Decreto nº 7.443, de 23 de fevereiro de 2011, da Presidência da República, que disciplina a jornada de trabalho em três turnos de descanso para cada turno trabalhado. Segundo a SGAP, caso a determinação não seja cumprida, o gestor do Sistema Prisional será responsabilizado.

 

O presidente do sindicato dos agentes disse ainda que a categoria tem tentado sensibilizar o governador Teotonio Vilela a exonerar o atual superintendente do SGAP, coronel Carlos Luna. A alegação é que os servidores do sistema prisional em Alagoas estão insatisfeitos com a sua administração