28/10/2025 10:48:46

Geral
31/08/2011 20:27:11

Apesar do ‘racha’, professores deliberam por greve na Ufal

Apesar do ‘racha’, professores deliberam por greve na Ufal
Campus da UFAL em Maceió

Com alagoas24horas // vanessa alencar

 

Os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deliberaram por greve geral em assembleia realizada nesta quarta-feira, 31, na tenda cultural do Campus A.C. Simões.

Segundo Claudionor Gomes, membro do Centro Acadêmico de Ciências Sociais que acompanhou a assembleia, os docentes rejeitaram a proposta de 4% do governo federal para 2012, que já havia sido aceita pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal).

Em um clima considerado tenso, já que grande parte da categoria não concorda com a greve, a assembleia reuniu cerca de 200 professores, onde pouco mais da metade teria votado favorável ao movimento.

Acordo

O acordo emergencial entre o Andes e o governo federal foi assinado na sexta-feira passada. Mesmo com o sindicato reconhecendo que o acordo não recupera a corrosão dos salários, os docentes – que, entre outros pontos, reivindicavam um reajuste salarial de 15% - aceitaram a proposta de aplicação dos 4% sobre o vencimento básico, após incorporação de gratificação, para docentes do Magistério Superior, Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Na ocasião, a presidente do Andes-SN, Marina Barbosa afirmou que, embora o acordo não tenha agradado grande parte da categoria, considera que houve avanços estruturais significativos no processo e que a discussão das reivindicações não tratadas teria continuidade.