Com alagoasemtemporeal // sidleia vasconcelos
A violência em Alagoas é um aspecto que tem ganhado destaque nacionalmente devido ao alto índice de homicídios registrado em todo o estado, principalmente na capital. Atualmente a taxa de assassinato é de 60 para cada 100 mil habitantes, número considerado elevadíssimo.
Segundo dados do setor de estatísticas do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, de janeiro até a manhã do último dia 25 de agosto desse ano, foram recebidos 1105 corpos de vítimas de homicídios somente na unidade da capital. Já no mesmo período de 2010 foram 1023, uma diferença de 82 assassinatos a menos que este ano.
Sabe-se que a estatísticas de homicídio no estado é bem maior que o divulgado, uma vez que são dados coletados apenas no IML da capital. Segundo o responsável pelo setor de estatísticas do órgão, Genilson de Freitas, os homicídios registrados no IML estão relacionados a espancamento, arma branca e Taf (arma de fogo).
Os bairros que concentram o maior índice de violência na capital é o Benedito Bentes, Clima Bom, Jacintinho, Levada, Vergel do Lago e Trapiche da Barra. Nos finais de semana as ocorrências aumentam, principalmente nos feriados. Já houve época em que o IML chegou a registrar 30 homicídios.
Maceió lidera na violência
Segundo levantamentos feitos pelo Mapa da Violência no Brasil, Alagoas aparece como sendo o estado mais violento do País, pulando da 11ª para a liderança nos últimos 10 anos. Entre os municípios alagoanos mais violentos, Maceió foi considerada a capital mais violenta, com uma taxa de 107,1 homicídios para cada 100 mil habitantes, acima da média nacional, que é 85,3.
No aumento de homicídios, a capital só perdeu para Salvador (BA). Nos últimos 10anos, Maceió surpreendeu, em termos de violência, registrando um aumento de 222%.
Já em relação a taxa de homicídios entre os jovens (entre 15 e 24 anos), Maceió pulou para 251,4 para cada 100 mil habitantes, deixando a capital alagoana na liderança das 100 cidades com a maior taxa de mortes entre jovens no País.