28/10/2025 10:36:50

Alagoas
31/08/2011 19:30:40

Nonô apresenta ações do Programa da Reconstrução em seminário

Nonô apresenta ações do Programa da Reconstrução em seminário
Vice-governador José tomaz Nonô

Com cadaminuto // Fonte ascom

 

O vice-governador José Thomaz Nonô participou, na manhã desta quarta-feira (31), do encerramento do Seminário Regional sobre Mudanças Climáticas: Contexto das Enchentes em Alagoas, organizado pela Cáritas Brasileira e realizado no município de Quebrangulo.

 

Na oportunidade, coordenador do Programa da Reconstrução apresentou aos prefeitos, secretários e representantes de órgãos relacionados ao processo, as ações que estão sendo realizadas nos 19 municípios atingidos pelas cheias dos rios Paraíba e Mundaú.

 

“Mais de 60% dos projetos de reconstrução em Alagoas, já foram concluídos e entregues à população em todas as cidades atingidas pela enchente no Estado. São 17.398 casas sendo construídas e o governo está trabalhando para cumprir o compromisso com as famílias atingidas”, declarou José Thomaz Nonô.

 

O vice-governador também destacou a importância da realização do seminário. “A Cáritas desenvolve um trabalho voluntário muito importante e especial junto aos desabrigados. Estamos em um momento de aceleração das obras do Programa da Reconstrução e continuarei cobrando celeridade de todos os envolvidos para que possamos concluir este processo da melhor forma”, afirmou Nonô.

 

Durante dois dias o seminário discutiu as causas, efeitos e impactos causados pelas mudanças climáticas da região. Também foram debatidas políticas públicas emergenciais, pós-emergenciais e gestão de risco, que visam elaborar ações e medidas preventivas.

 

Temas como “A reflexão sobre as mudanças climáticas”, ministrado pelo sociólogo e membro do Comitê Nacional de Mudanças Climáticas, Ivo Poletto, assessor externo da Brasileira, e “Políticas Públicas, Controle Social e Gestão de Risco”, ministrado pelo assessor da Cáritas Brasileira, José Magalhães de Souza, também foram expostos no seminário.

 

Na ocasião, foi elaborada uma carta, onde foram pactuados compromissos a fim de agilizar a conclusão das obras do Programa da Reconstrução e garantir a reabilitação das famílias afetadas.

 

A carta foi preparada partir do balanço das ações expostas pelos gestores a fim de desenvolver e implantar de novas perspectivas de gestão de risco. A carta também propõe a criação de um Fórum Estadual Permanente de Gestão de Risco que desempenhará o papel de propor alternativas de prevenção e acompanhar as ações do processo da reconstrução e assistência aos atingidos.

 

Ainda na programação do evento, foram realizadas visitas técnicas aos locais atingidos. O prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, o vice Artur Lima e o deputado estadual Sérgio Toledo, acompanharam o vice-governador nas visitas aos conjuntos habitacionais em construção na cidade.

 

No loteamento Frederico Maia, a comitiva vistoriou a construção das 201 casas, que deverão ser entregues até o final de outubro. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Iremar Segundo, o conjunto será entregue completo: com calçamento, saneamento básico, reservatório de água, energia, escola, quadra esportiva e área comercial.

 

O prefeito Marcelo Lima ressaltou que em Quebrangulo mais de 90% das obras estão concluídas ou em fase de conclusão. “A pavimentação da cidade está 100% concluída, temos uma pontes prontas e quatro em construção e nossas estradas vicinais estão sendo recuperadas. E temos a previsão de entregar um conjunto habitacional até o final de outubro”, disse Marcelo Lima.

 

O vice-governador também visitou o município de Paulo Jacinto, onde foi acompanhado pelo prefeito Marcos Antônio de Almeida, o secretário municipal de obras Leonardo Teixeira e também do deputado estadual Sérgio Toledo, aos canteiros de obras. A comitiva vistoriou as obras do Residencial Santa Inês, onde serão construídas 442 casas e está com mais de 50% das obras concluídas. José Thomaz Nonô também visitou as obras da ponte do centro da cidade e a recuperação dos calçamentos e estradas vicinais, que estão em ritmo acelerado.

 

“Tenho mantido um amplo diálogo com todos os envolvidos neste processo, no intuito de superar as barreiras e demais entraves entre os órgãos, e principalmente cobrando mais agilidade nas obras”, ressaltou o vice-governador.

 

O seminário foi realizado pela Rede Cáritas Alagoas, com apoio da Cáritas Brasileira/CNBB, Diocese de Palmeira dos Índios, Paróquia Bom Jesus dos Pobres, Banco do Nordeste e prefeitura de Quebrangulo. Estiveram presentes o vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Palmery Neto, representantes dos municípios atingidos, do governo estadual, federal e municipais, autoridades eclesiásticas, sociedade civil organizada, movimentos e pastorais sociais.