12/02/2026 05:57:58

Mundo
08/02/2026 06:00:00

Aumento de casos de sarampo na Flórida preocupa especialistas em saúde pública

Legislação estadual discute mudanças que facilitam a recusa da vacinação infantil em meio a surtos nacionais

Aumento de casos de sarampo na Flórida preocupa especialistas em saúde pública

Na Flórida, os registros de infecção por sarampo vêm crescendo significativamente neste início de ano, enquanto o país enfrenta uma onda de transmissão da doença e intensifica o debate público sobre a imunização.

Este crescimento acompanha alterações recentes nas regras estaduais relativas às vacinas para crianças. Um projeto de lei atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa sugere que a justificativa de 'consciência' dos responsáveis seja suficiente para evitar a vacinação dos menores.

O estado começou 2024 registrando um aumento nos casos de sarampo, coincidente com um surto que tem afetado várias regiões do território norte-americano.

O fenômeno também se encaixa em uma discussão nacional que envolve Washington, acerca das políticas de imunização, além de refletir mudanças nas regulações locais sobre vacinação infantil. Nesse contexto, um projeto de lei na Assembleia busca expandir as razões aceitáveis para que pais optem por não vacinar seus filhos.

Embora a precisão dos dados oficiais seja questionável, algumas fontes indicam cerca de vinte ocorrências de sarampo em diferentes condados da Flórida. Autoridades estaduais, por outro lado, contabilizam oficialmente apenas sete casos, mantendo o rastreamento de contatos ativo. A maioria das infecções foi ligada a indivíduos não vacinados, o que reforça a preocupação entre especialistas.

Apesar de os números atuais parecerem relativamente baixos, eles representam os níveis mais altos em várias décadas e indicam uma tendência preocupante de queda nas taxas de imunização, uma situação que preocupa epidemiologistas.

O retorno de uma doença que foi declarada erradicada nos Estados Unidos em 2000 levanta alertas sobre os riscos de mudanças nas políticas de saúde pública em meio às intensas discussões políticas sobre o tema.

Desde o final do ano passado, surtos de sarampo foram reportados em múltiplos estados, destacando-se especialmente na Carolina do Sul, onde centenas de casos, predominantemente entre crianças não vacinadas, levaram as autoridades a decretar medidas de emergência, como quarentenas, para conter a propagação da enfermidade.