09/12/2025 12:14:20

Geral
09/12/2025 07:00:00

Estado de Santa Catarina cancela aulas presenciais em áreas de risco devido ao avanço de sistema extratropical

Medida preventiva é tomada após alertas de chuvas intensas e rajadas de vento, com previsão de temporais e aumento do movimento marítimo

Estado de Santa Catarina cancela aulas presenciais em áreas de risco devido ao avanço de sistema extratropical

O Governo de Santa Catarina anunciou a suspensão das atividades escolares nas escolas estaduais localizadas em regiões sob elevado risco de tempestades neste início de semana. A decisão foi tomada em decorrência da passagem de um ciclone de origem extratropical pelo sul do Brasil, que trouxe condições severas de clima.

Na segunda-feira (08), as aulas nos turnos vespertino e noturno foram canceladas nas áreas consideradas de alto risco pela Defesa Civil, incluindo as regiões de Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, além do Planalto Norte e Sul. Na terça-feira (09), a suspensão atingirá também os turnos matutino e vespertino em todas as áreas classificadas como de risco extremo e alto.

Essas últimas regiões, especialmente, abrangem o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Médio Vale, além de Grande Florianópolis e Litoral Sul. De acordo com os alertas emitidos pela Defesa Civil, o ciclone traz a previsão de tempestades entre o final da tarde e a noite, acompanhadas de chuvas fortes, rajadas de vento e potencial queda de granizo.

s áreas sinalizadas em laranja no mapa de risco do estado podem sofrer com alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores de intensidade moderada a elevada. Já na terça-feira, as regiões indicadas em vermelho entram em estado de aviso especial, com risco elevado a muito alto de enchentes e enxurradas, devido às chuvas contínuas desde madrugada.

O solo nessas áreas já se encontra vulnerável, aumentando a probabilidade de deslizamentos. Com o afastamento gradual do ciclone para o oceano aberto, espera-se que na quarta-feira (10) ocorram tempestades pontuais e ventos de oeste que podem atingir velocidades entre 60 km/h e 80 km/h na maior parte do território, chegando a 100 km/h em zonas costeiras e áreas serranas.

Nos dias seguintes, também há previsão de mar agitado. No Litoral Sul, as ondas podem variar entre 3,0 m e 3,5 m, com picos de até 4,0 m em alto mar. Em Florianópolis, as ondas devem oscilar entre 2,0 m e 2,5 m, elevando o risco de ressaca. A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha informada pelos canais oficiais, evite áreas alagadas, estruturas frágeis durante fortes ventos e transite com cautela perto de árvores durante o período de instabilidade meteorológica.