Na tarde desta segunda-feira (8/12), as autoridades japonesas emitiram um aviso de tsunami após um terremoto de magnitude 7,6 atingir áreas próximas à costa norte do país. O terremoto teve seu centro de maior intensidade no oceano, próximo à cidade de Misawa.
De acordo com informações fornecidas pela Agência Meteorológica do Japão, o epicentro foi localizado a aproximadamente 80 quilômetros da costa da prefeitura de Aomori, a uma profundidade estimada de 50 quilômetros. Dados também do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) corroboram a localização do tremor.
As autoridades locais responderam imediatamente, adotando medidas de evacuação para as comunidades costeiras. Há previsões de ondas que podem alcançar até 3 metros de altura nas próximas horas, com a primeira delas prevista para ocorrer por volta das 23h40 no horário local, o que corresponde a aproximadamente 11h40 no fuso horário de Brasília.
O alerta de tsunami foi estendido às prefeituras de Hokkaido, Aomori e Iwate, após o terremoto ser sentido em grande parte das regiões norte e leste do país, por volta das 23h15 (14h15 GMT). As equipes de emergência continuam monitorando a situação e orientando a população a seguir as recomendações de segurança.