O Exército de Israel confirmou que o cadáver entregue pelo Hamas à Cruz Vermelha na tarde de ontem pertence ao tenente Hadar Goldin, um militar morto na Faixa de Gaza há mais de dez anos.
Seu corpo, que permanecia sob posse do grupo islâmico desde o seu desaparecimento, foi localizado no sábado (8), dentro de um túnel na região de Rafah.
A liberação do corpo ocorreu após o Hamas devolver os restos mortais de um refém ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha neste domingo. No sábado, circulou um vídeo que mostrava combatentes armados, acompanhados por membros da Cruz Vermelha, entrando em um túnel na zona de Gaza para recuperar um corpo identificado como sendo o de Goldin.
Diversos veículos de comunicação israelenses divulgaram que autoridades israelenses autorizaram o acesso dos membros do Hamas e da Cruz Vermelha a uma área específica de Rafah, atualmente sob controle do exército israelense, no sul da Faixa.
Eyal Zamir, comandante das Forças Armadas israelenses, teria se reunido na noite de domingo com familiares do oficial para lhes comunicar a situação e garantir que seus restos mortais seriam trazidos de volta a Israel.
“Ainda não é uma resolução definitiva, a situação não terminou”, afirmou um representante da família Goldin.
Na manhã de hoje, o braço armado do Hamas anunciou oficialmente a devolução do corpo. Em nota publicada no Telegram, o grupo afirmou: “As Brigadas Ezzedine al-Qassam entregarão o corpo do oficial Hadar Goldin, que foi localizado ontem em um túnel na cidade de Rafah, às 14h (12h GMT, horário de Gaza)”.
Mais tarde, o governo israelense confirmou que a pessoa recuperada nesta segunda é, de fato, o tenente Hadar Goldin.
De acordo com o exército de Israel, Goldin tinha 23 anos quando foi morto em 1º de agosto de 2014, durante uma missão de reconhecimento em um túnel próximo a Rafah, em uma operação anterior ao conflito atual na região.
Em janeiro, os restos mortais do soldado Oron Shaoul, que tinha 21 anos na época de sua morte em 20 de julho de 2014, também foram devolvidos pelo exército israelense. Shaoul morreu quando um veículo militar explodiu durante uma ação na Cidade de Gaza, e seu corpo foi sepultado em solo israelense.
A entrega de Goldin, após 11 anos, representa o encerramento de uma prolongada fase de negociações tanto para a família do militar quanto para o Estado de Israel.
Durante anos, as ossadas de Goldin e Shaoul estiveram no centro de negociações indiretas entre Israel e Hamas, envolvendo a troca por prisioneiros palestinos detidos por Israel.
Com a devolução do corpo de Goldin, ainda permanecem sob controle de Gaza quatro soldados mortos cujo corpo o Hamas não devolveu, conforme o acordo de cessar-fogo que entrou em vigor em 10 de outubro passado.