10/11/2025 01:17:44

Geral
09/11/2025 22:00:00

Tempestade e rajadas de vento provocam transtornos no Rio de Janeiro, afetando transporte e serviços

Autoridades alertam para ondas de até 3,5 metros e decretam estado de emergência na cidade

Tempestade e rajadas de vento provocam transtornos no Rio de Janeiro, afetando transporte e serviços

As condições climáticas extremas, incluindo ventos intensos e precipitações, resultaram em interrupções e prejuízos na capital fluminense. O Centro de Operações do Rio (COR) declarou que a cidade entrou em estágio de atenção 2 às 6h55 deste sábado, indicador de alto risco de eventos severos.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, alertando para ondas de até 3,5 metros ao longo da orla carioca. Esta situação agravou-se devido ao deslocamento de uma frente fria que, junto a um sistema de baixa pressão, provocou chuvas e ventania por toda a cidade.

Moradores do bairro de Jacarepaguá relataram precipitações intensas nas primeiras horas do dia, enquanto na região central, os fortes ventos comprometeram as operações do Aeroporto Santos Dumont, que depende de instrumentos para seu funcionamento.

Essa condição climática adversa também afetou o sistema de transporte público. No setor de mobilidade, às 6h37, o Metrô do Rio comunicou a queda parcial de uma parede na via entre as estações Coelho Neto e Colégio, na Linha 2.

Como medida emergencial, a circulação ficou restrita entre Irajá e Botafogo, enquanto equipes trabalham para retomar a normalidade. As linhas 1 e 4 continuam operando normalmente. Mais tarde, às 8h22, a concessionária responsável confirmou a retomada do serviço entre Pavuna e Colégio, assegurando que todas as estações da Linha 2 estão abertas e funcionando normalmente. As autoridades de saúde também se mobilizaram diante do clima adverso.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que, devido às fortes chuvas, o evento do Dia D de combate à dengue, inicialmente agendado para acontecer na Quinta da Boa Vista, será transferido para o Rio Imagem Centro, às 9h30. O COR destacou que a cidade entrou em estágio de atenção 2 às 6h55, quando ocorreram registros de ventos e chuvas intensas.

Este é o segundo nível de uma escala de cinco, indicando risco de eventos de grande impacto. Para o restante do dia, o Alerta Rio recomenda atenção, prevendo céu encoberto, com pancadas de chuva forte acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A velocidade dos ventos deve oscilar entre moderados (18,5 km/h a 51 km/h) e fortes (51 km/h a 76 km/h), podendo atingir valores superiores em certos momentos.