Na sexta-feira, 31 de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender um homem de 60 anos envolvido em um acidente na cidade de São Luís do Quitunde.
O motociclista acabou sofrendo uma queda ao tentar evitar uma criança que transitava de bicicleta, e não usava capacete no momento, o que agravou seus ferimentos. Após o incidente, a vítima foi inicialmente socorrida pelos familiares e levada ao Hospital José Augusto, unidade de referência local.
Devido à gravidade dos ferimentos, uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Maragogi realizou a transferência do paciente ao Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo. Lá, foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico (TCE) de grau severo.
Para garantir um atendimento especializado e rápido, a Central de Regulação de Urgências (CRU) solicitou o auxílio do Serviço Aéreo do Samu. Assim, uma equipe do helicóptero Falcão conduziu o paciente do HRN ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assegurando suporte clínico contínuo durante o transporte.
A coordenadora geral do Samu em Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, destacou a eficiência das ações empreendidas: “Mais uma vez, a rapidez da Central de Regulação e do Falcão 5 foi crucial para manter a estabilidade do paciente e garantir uma assistência rápida durante todo o percurso.
” Ela ressaltou ainda que, em casos de TCE grave, cada minuto é vital para a sobrevivência do indivíduo, enfatizando a importância da integração dos serviços de saúde que atuam na emergência. Dados do Ministério da Saúde indicam que o uso de capacete pode reduzir em até 70% o risco de morte em colisões de trânsito.