A partir deste sábado, estudantes com pendências financeiras relacionadas ao Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, poderão iniciar negociações para quitar seus débitos.
O período de renegociação se estende até dezembro de 2026, sendo conduzido diretamente pela Caixa Econômica Federal, que administra os contratos.
Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo portal do banco disponível em login.caixa.gov.br.
Para solicitar a renegociação, é necessário que o estudante tenha assinado o contrato a partir de 2018, já tenha concluído o curso, iniciado o pagamento do financiamento e possua parcelas em atraso há mais de 90 dias a partir de 31 de julho de 2025.
Após a negociação, será formalizado um termo aditivo ao contrato original, estabelecendo novas condições de pagamento, incluindo um novo prazo e valor.
O novo formato de acordo permite que os devedores possam dividir suas dívidas em até 180 parcelas, com isenção total de juros e multas. A parcela mínima será de R$ 200, exceto nos casos em que o valor total da dívida seja inferior a esse montante.
Segundo informações do Ministério da Educação, a iniciativa deve beneficiar cerca de 160 mil estudantes, cuja dívida total pode alcançar quase R$ 2 bilhões.
Fonte: Agência Brasil