Durante uma fiscalização no Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no Rio de Janeiro, agentes da Receita Federal interceptaram remessas estrangeiras que continham drogas avaliadas em mais de R$ 100 mil, todas ocultas em imagens de caráter religioso.
A primeira carga apreendida continha 298 gramas de haxixe, dissimulado em uma caixa de madeira que trazia um presépio, escondido em um compartimento secreto. Na segunda remessa, 295 gramas do mesmo entorpecente foram encontradas dentro de uma caixa de madeira decorada com uma representação de uma santa.
Além disso, uma terceira remessa continha 490 gramas de haxixe, escondidas em um pote de manteiga de girassol. Todas as cargas foram enviadas por remessas internacionais, sendo as duas primeiras originárias da Itália e destinadas às cidades de Ribeirão Preto (SP) e Manaus (AM).
O pacote final veio dos Estados Unidos, com destino a São Paulo. A soma do valor das drogas apreendidas chega a R$ 129.960,00.
O aumento no número de incidentes envolvendo intoxicação por metanol também chama atenção no cenário nacional, com 58 casos confirmados até o momento.
Essas operações reforçam o esforço das autoridades brasileiras para combater o tráfico de drogas, especialmente através do controle de cargas enviadas por remessas internacionais.