22/10/2025 15:30:14

Acidente
22/10/2025 06:00:00

Entenda o Cronograma e Cálculo do 13º Salário em 2025

Previsões de pagamento e detalhes essenciais para trabalhadores e beneficiários

Entenda o Cronograma e Cálculo do 13º Salário em 2025

Com a chegada do último trimestre do ano, a expectativa aumenta quanto ao depósito do décimo terceiro salário em 2025.

Este benefício consiste em uma remuneração adicional conferida aos empregados, equivalente a um doze avos do salário mensal por cada mês trabalhado ao longo do ano. O cálculo do 13º salário é realizado dividindo-se o salário bruto total por 12, e o resultado é multiplicado pelo número de meses trabalhados pelo funcionário durante o período.

Essa regra inclui também valores de horas extras, adicionais (como noturno, insalubridade e periculosidade) e comissões, que integram a base de cálculo. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a primeira parcela do décimo terceiro deve ser quitada até 30 de novembro, enquanto a segunda deve ser paga até 20 de dezembro.

Para quem foi demitido por justa causa, o direito ao benefício não é reconhecido. Entretanto, trabalhadores com mais de 15 dias de trabalho dentro do mês já podem receber uma fração proporcional do 13º. A gratificação também é destinada a aposentados e pensionistas do INSS, que recebem o valor integral.

Caso o empregado acumule mais de 15 ausências não justificadas no mês, o desconto proporcional ao período também será aplicado ao benefício. A base de cálculo do décimo terceiro é o salário bruto, sem descontos ou adiantamentos, considerado o valor de dezembro ou, em casos de rescisão, do mês da finalização do contrato.

Se a data prevista para o pagamento coincidir com um domingo ou feriado, como ocorreu em 30 de novembro de 2025, a quitação deve ser antecipada pelo empregador. A não realização desse procedimento pode resultar em multas.

Ainda segundo orientações do TST, os empregadores não são obrigados a pagar o 13º salário a todos os seus funcionários no mesmo mês, mas devem cumprir o prazo máximo estabelecido legalmente para o pagamento da gratificação.