16/10/2025 20:12:37

Polícia
16/10/2025 07:00:00

Prejuízos na Iluminação Pública de Maceió devido a Furto de Cabos Supera 20 Mil Metros

Medidas de substituição por alumínio e reforços estruturais tentam conter crimes recorrentes na capital alagoana

Prejuízos na Iluminação Pública de Maceió devido a Furto de Cabos Supera 20 Mil Metros

Nos meses de janeiro até outubro de 2025, a Secretaria de Iluminação de Maceió reportou o roubo de mais de 20 mil metros de cabos de cobre e alumínio, prejudicando o sistema de iluminação na cidade.

Para combater esses danos e prevenir futuras ações ilícitas, a equipe responsável vem trocando os cabos de cobre por materiais de alumínio, que possuem menor valor comercial, além de implementar reforços em caixas de passagem e circuitos elétricos. Apesar dessas estratégias, os furtos continuam a ocorrer em diversas regiões, especialmente em avenidas com menor circulação de pedestres.

Na última terça-feira (14), aproximadamente 70 metros de cabos foram removidos na orla de Ponta Verde, deixando os locais de prática esportiva sem iluminação. Técnicos da autarquia foram acionados e estão realizando a reposição do material nesta quarta-feira (15).

Gutenberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina, explicou que os delitos são cometidos tanto por pessoas em situação de vulnerabilidade social quanto por quadrilhas especializadas. Ele reforçou que o combate à receptação do material roubado é vital para desestimular esses crimes.

O impacto financeiro dos furtos é bastante expressivo para o setor público, pois além de apagar as ruas, há a necessidade de repor os componentes furtados e mobilizar equipes que poderiam atuar em outros serviços.

Segundo ele, muitas vezes, os criminosos são indivíduos em situação de rua, usuários de drogas, que praticam furtos simples para troca de itens, mas também há casos de furtos em grande escala. Assim, a substituição do cobre pelo alumínio busca equilibrar custo e segurança na rede elétrica.

Embora materiais mais resistentes à corrosão, como o cobre, sejam preferidos por cidades costeiras, a escolha pelo alumínio visa assegurar maior durabilidade com menor risco de perdas.

Gutenberg também destacou que o período de final de ano costuma registrar aumento nas ações ilícitas, o que exige maior reforço nas equipes e maior agilidade na reposição. Ele citou um episódio recente próximo à cadeira gigante, uma área bastante movimentada, onde a equipe já realiza reparos.

A Secretaria de Iluminação pede à população que ajude na vigilância, denunciando qualquer movimento suspeito em torno dos postes ou cabos elétricos.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, pelo aplicativo Ilumina Maceió, pelo Disque Luz (0800 031 9055) ou presencialmente na sede da autarquia na Rua Coronel Pedro Lima, no bairro Jaraguá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.