16/10/2025 14:43:25

Geral
15/10/2025 23:00:00

Sistema Penitenciário de Alagoas Participará da 11ª Feira Internacional do Livro em Maceió com Atividades Educativas e Apresentações Teatrais

Eventos incluem teatro, debates, lançamentos de livros e ações que promovem a ressocialização no estande da Academia Alagoana de Letras

Sistema Penitenciário de Alagoas Participará da 11ª Feira Internacional do Livro em Maceió com Atividades Educativas e Apresentações Teatrais

De 31 de outubro a 9 de novembro, o sistema penitenciário de Alagoas marcará presença na 11ª edição da Feira Internacional do Livro de Alagoas, que será sediada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Este evento contará com a participação das ações educativas promovidas pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), apresentando uma variedade de atividades que variam de debates e rodas de conversa até lançamentos de obras e documentários, além de apresentações teatrais e palestras.

A presença da Seris será evidenciada por diversos estandes onde serão exibidas ações de educação realizadas dentro do sistema prisional, bem como iniciativas relacionadas ao trabalho penitenciário. Clarice Damasceno, responsável pela gerência de Educação e Cidadania, afirmou que: "Nossa equipe estará presente em vários estandes, demonstrando as ações de educação realizadas no sistema prisional, bem como outros projetos ligados à rotina dos internos.

Este momento é bastante esperado por todos nós". Durante o evento, a equipe da Secretaria também participará de atividades na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), apresentando projetos pedagógicos e integrando uma mesa-redonda no dia 2 de novembro, domingo, que abordará o tema Liberdade Religiosa, em conjunto com o lançamento do livro 'Direito Fundamental à Liberdade Religiosa e Intolerância no Sistema Prisional Alagoano', de Elaine Pimentel.

Nos dias 3 e 5 de novembro, o destaque será para as ações do Café Literário e para as dramatizações oferecidas por reeducandos, realizadas no espaço da Academia Alagoana de Letras. Além disso, será apresentado o Clube de Leitura do projeto 'Livros que Libertam', que visa ampliar o acesso à literatura dentro das unidades prisionais. No dia 3 de novembro, uma parceria entre a 16ª Vara Criminal e a Seris promoverá a mesa-redonda intitulada 'Justiça também é uma luta ancestral', que contará com a exibição de projetos, peças teatrais e performances artísticas. No dia seguinte, uma palestra será ministrada por Alexandre Machado, juiz da 16ª Vara Criminal, e Juliana Alves da Silva, pedagoga, abordando o projeto 'Livros que Libertam'.

No dia 5, será lançado o documentário 'Lili (Livros que Libertam)', dirigido por Bernardo B. Black e Renah. A participação da Secretaria encerrará no dia 6 de novembro com uma mesa-redonda sob o tema 'Educação como Instrumento de Formação Humana e Transformação Social'. Segundo o secretário Diogo Teixeira, 'A leitura vem transformando a vida de quem está no sistema penal de Alagoas.

Com iniciativas como o projeto 'Livros que Libertam', estamos dando uma nova oportunidade de recomeço aos internos, promovendo uma ressocialização mais segura e responsável. Essa é a nossa missão, do Governo de Alagoas e da Seris'.**