14/10/2025 19:15:59

Acidente
14/10/2025 10:00:00

Moeda americana despenca após sinal de melhora nas negociações entre EUA e China

Dólar registra forte queda após Trump tranquilizar sobre relação com o país asiático, enquanto ações na Bovespa avançam

Moeda americana despenca após sinal de melhora nas negociações entre EUA e China

Na manhã desta segunda-feira (13/10), o valor do dólar norte-americano apresentou uma significativa baixa após um período de tensões acentuadas entre as maiores potências econômicas globais. Às 10h30, horário de Brasília, a cotação do dólar caiu 0,63%, atingindo R$ 5,46 (crédito: Alexander Grey Unsplash).

Este movimento de recuo contrasta com a tendência global, visto que o índice DXY, que mede o dólar frente a uma cesta de moedas, estava em alta de 0,26%. A redução na cotação ocorre logo após um aumento de 2,38% na última sexta-feira (10), quando a moeda atingiu R$ 5,50 ao final do pregão, impulsionada pelo anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de uma tarifa adicional de 100% sobre produtos chineses importados.

Antes desse anúncio, Pequim também anunciou novas restrições às exportações americanas, elevando a expectativa de conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo. Porém, no domingo (12), Trump suavizou a retórica contra o governo chinês, publicando uma mensagem na rede social Truth

Social na qual afirmou que os Estados Unidos desejam oferecer auxílio à China, e não prejudicá-la. Ele escreveu: "Não se preocupem com a China, tudo ficará bem! O presidente Xi Jinping teve um momento difícil, mas ambos não querem uma crise econômica no seu país." Além da recuperação do dólar, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também apresentou sinais de melhora, recuperando parte das perdas da última sexta-feira. Por volta das 11h, o índice subia 0,84%, atingindo 141.859 pontos.