Um busto romano em bronze, datado do século III d.C. e exposto no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, tem chamado atenção nas redes sociais pela semelhança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A peça, que retrata um homem de barba e cabelos curtos, vestindo uma toga dobrada sobre o peito, segue o estilo clássico das esculturas realistas da Roma Antiga.
A imagem foi publicada no perfil do Instagram @decimusclaudius, cujo autor se apresenta como admirador da Roma Antiga. Rapidamente, o post viralizou entre brasileiros, que reagiram em tom de humor à semelhança entre o busto e o presidente.
“Ludovicus Ignacius Loligo Silvanus”, brincou um internauta. Outro comentou: “Seu inimigo era Bolso Nero, que queria incendiar o país”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Também houve quem escrevesse: “Estadista desde a Roma antiga”.
De acordo com o museu, o homem representado na escultura não foi identificado. “Embora este busto de bronze exiba um alto grau de caracterização individual, o sujeito não foi identificado com uma figura histórica conhecida”, diz a descrição oficial da peça.
Nos comentários, entretanto, os brasileiros discordaram da incerteza sobre a identidade, insistindo em tom de piada que se trata de “Lula em sua encarnação romana”.