10/10/2025 01:19:37

Política
09/10/2025 04:00:00

Governo realiza trocas ministeriais para assegurar apoio à Medida Provisória do IOF

Mudanças temporárias nos cargos de ministros foram feitas após votação no Legislativo

Governo realiza trocas ministeriais para assegurar apoio à Medida Provisória do IOF

Na noite desta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu a substituição de três ministros do seu gabinete com o objetivo de garantir votos favoráveis à Medida Provisória que trata do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os responsáveis pela exoneração foram André Fufuca, que comanda o Ministério do Esporte, Celso Sabino, à frente do Ministério do Turismo, e Silvio Costa Filho, responsável pela pasta de Portos e Aeroportos. Após o resultado da votação, ambos reassumiram oficialmente seus cargos.

De acordo com informações da CNN Brasil, o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), revelou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), entrou em contato com membros do Congresso para solicitar que votassem contra o texto.

Na avaliação de Lula, espera-se que o Legislativo demonstre maturidade ao lidar com as mudanças na proposta. O governo também analisa estratégias de reação caso a MP não seja aprovada, incluindo possíveis bloqueios de recursos públicos.

Algumas dessas alternativas incluem o congelamento de entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões em emendas parlamentares, conforme mencionado por fontes próximas ao governo.

O deputado Ciro Nogueira (PP-PI), líder do partido Progressistas, e Antonio Rueda (União-AL), presidente de sua legenda, também participaram da articulação contra o texto, segundo relatos.

Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Senado, afirmou que há um “arsenal de ações” à disposição do Executivo, caso a MP não obtenha aprovação do Congresso.

Entre as medidas possíveis, está o bloqueio de recursos destinados a emendas parlamentares, uma estratégia que visa pressionar a votação do projeto.