Com menos de 24 horas para o início do Concurso Nacional Unificado 2025, previsto para domingo (5) às 13h, mais de 760 mil inscritos aguardam ansiosamente a oportunidade de conquistar uma vaga no setor público federal. A prova objetiva, marcada para este dia, exige preparação e atenção às normas estabelecidas.
Por Júlia Galvão/Folhapress
Itens como documentos pessoais, garrafinhas de água e alimentos podem ser levados, porém há restrições quanto ao tipo de embalagem, dispositivos eletrônicos e acessórios pessoais. A seguir, dicas de especialistas para garantir uma preparação tranquila para o dia do exame.
Itens indispensáveis na hora da prova
De acordo com Bruno Bezerra, docente do Estratégia Concursos, é fundamental criar uma lista de verificação para assegurar que nada importante seja esquecido. O documento com foto é obrigatório para identificação, e sem ele, o candidato não poderá realizar a prova.
Embora não seja uma exigência, a versão impressa do cartão de confirmação, recomendada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, facilita a localização do local de prova. Este cartão traz informações essenciais, como número de inscrição, data, horário, endereço da instituição de ensino e sala.
O edital também especifica que o candidato deve portar uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com corpo transparente. Bruno Bezerra destaca alguns cuidados para garantir uma experiência sem imprevistos, incluindo:
Recomendações alimentares antes e durante o exame
Como a avaliação acontecerá no período da tarde, o especialista sugere uma refeição leve antes do exame, evitando alimentos gordurosos ou pesada, que podem causar sonolência ou desconforto, prejudicando a concentração. O ideal é optar por pratos de fácil digestão, como arroz, frango grelhado, saladas leves, legumes cozidos e frutas.
Para o lanche, Bruno Bezerra recomenda alimentos que oferecem energia de forma gradual, evitando picos de glicemia, como:
Evitar chocolates em excesso, doces muito açucarados ou salgadinhos industrializados é aconselhável, pois fornecem energia rápida que pode levar à queda de rendimento posteriormente.
Hidratação durante o teste
Bruno recomenda levar uma garrafa totalmente transparente, sem etiquetas ou marcas, para evitar problemas na fiscalização. É importante tomar cuidado para que textos ou marcas na embalagem não sejam interpretados como tentativas de cola. A hidratação deve ser constante, com pequenos goles ao longo do tempo, para evitar desidratação sem comprometer a concentração ou gerar a necessidade de muitas saídas da sala.
Itens proibidos na sala de prova
Segundo Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos, somente documentos originais com foto serão aceitos, enquanto cópias, mesmo autenticadas, não terão validade. É vedado portar aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets, notebooks, MP3 players, pen drives, calculadoras, máquinas fotográficas, além de relógios, óculos escuros, chapéus, bonés, gorros, lápis, borrachas e corretor líquido durante o exame. O descumprimento dessas regras resultará na eliminação do candidato.
Também haverá punições para quem tentar alterar ou prejudicar o processo, como dar ou receber auxílio, usar materiais de consulta ou comunicar-se com outros participantes. A prova pode ser anulada por qualquer dessas ações.
Posso levar meu celular?
Sim, porém, o aparelho deve ser guardado no material fornecido pela organização, ou deixado sobre a mesa do fiscal, longe do candidato. Cambuy reforça que o celular deve estar desligado e com o alarme desativado, pois aparelhos desligados ainda podem disparar alarmes ou notificações, prejudicando a concentração.
Recomendações finais para o dia do exame
É aconselhável chegar cedo ao local de prova, não apenas no portão, mas também na sala de aplicação. O participante não deve ficar circulando ou se distraindo dentro do ambiente. O preenchimento do gabarito deve ocorrer dentro do tempo estipulado, pois não há período extra para essa atividade. Sair da sala antes de duas horas do início não é permitido, e quem desejar levar a prova para casa precisa aguardar até o encerramento, na última hora do horário previsto.
Itens proibidos, como garrafas de água não transparentes, deverão ser descartados antes de entrar na sala. Caso o candidato tente levar qualquer objeto vedado, será orientado a se desfazer dele antes de ingressar na sala de provas.