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Educação
04/10/2025 19:00:00

Expansão do Ensino Integral em Maceió Alcança Quase Seis Vezes Mais Estudantes em Quatro Anos

Programa em crescimento impulsiona o desenvolvimento social, cultural e esportivo de milhares de crianças e adolescentes na cidade

Expansão do Ensino Integral em Maceió Alcança Quase Seis Vezes Mais Estudantes em Quatro Anos

A rede escolar da capital alagoana passou por uma transformação significativa nos últimos anos, ampliando consideravelmente suas ofertas de educação em período integral.

Em 2021, apenas uma escola oferecia esse modelo, mas até 2025 esse número atingiu 31 instituições. Além disso, a quantidade de CMEIs que disponibilizam atividades em tempo integral aumentou de 25 para 37 no mesmo período, impactando cerca de 11 mil estudantes, número que representa um crescimento expressivo em relação às 1.643 crianças atendidas em 2021, na Educação Infantil e Ensino Fundamental. De acordo com dados preliminares do Censo Escolar 2025, o total de estudantes beneficiados atualmente é de aproximadamente 11 mil, sendo 5.953 na Educação Infantil e 4.843 no Ensino Fundamental, que antes contavam com 1.569 e 74 alunos, respectivamente. A política de educação em tempo integral, implementada na gestão do prefeito JHC, tem como fundamentos o acompanhamento pedagógico, atividades esportivas diversificadas, manifestações artísticas, culturais, além de suporte e estratégias para aprimorar o aprendizado dos estudantes.

Essa iniciativa, além de contribuir para a redução da evasão escolar, atua na proteção contra vulnerabilidades sociais e ajuda no desenvolvimento de habilidades essenciais no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). As atividades são realizadas por organizações e associações credenciadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Elas ocorrem no contraturno escolar, alternando entre manhã e tarde, podendo acontecer também em espaços como o Parque Biblioteca no Benedito Bentes, a Chácara Medeiros no Village Campestre, o Instituto O Consolador na Trapiche, e a AABB na Pescaria.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil, o programa garante um suporte fundamental para mães que trabalham, promovendo cuidados inclusivos e de qualidade desde a primeira infância, com atenção especial à acessibilidade pedagógica e física, sempre respeitando as particularidades de cada criança. As ações também incluem atividades culturais, recreativas, alimentação adequada e descanso, todas planejadas para atender às necessidades específicas de cada unidade.

O primeiro Parque Biblioteca Bilíngue de Maceió, inaugurado neste ano no bairro Benedito Bentes, é uma novidade voltada prioritariamente ao programa de tempo integral. O espaço atende atualmente 1.052 estudantes do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas municipais. Lá, as crianças participam de aulas diárias de inglês, além de atividades de teatro, música, robótica e esportes.

O secretário de Educação, Luiz Rogério, comemorou o avanço: “A ampliação do ensino em tempo integral na cidade reflete um esforço coletivo voltado ao futuro de nossas crianças. Ainda temos muito a crescer, combinando ensino de alta qualidade, esporte e formação cívica em um projeto pedagógico integrado”. Segundo Claudiane Pimentel, coordenadora de Educação Integral da Semed, essa iniciativa oferece melhorias no aprendizado, no desenvolvimento físico e na cultura infantil, além de proporcionar maior proteção contra violência e insegurança alimentar.

Para ela, o programa traz mais tranquilidade aos responsáveis e Uma infância mais feliz, segura e saudável. Diversas histórias de sucesso ilustram os benefícios do programa. Anne Kamille, de 15 anos, estudante na Escola Municipal Tradutor João Sampaio, pratica judô nas atividades de tempo integral há pouco mais de um ano. Ela revela sua paixão pelo esporte e relata sua participação no 2º Fest Sport, realizado em setembro, que envolveu cerca de 600 estudantes de 23 escolas em competições de futsal, voleibol, capoeira, dança e judô na Escola Municipal Nosso Lar I, na Ponta Grossa.

Outro exemplo é Bruno Luan dos Santos Souza, de 10 anos, aluno na Escola Floriano Peixoto, que encontrou nas atividades culturais e artísticas uma paixão. Durante o Festival de Arte e Cultura de 2024, realizado no Teatro Jofre Soares, ele destacou que suas apresentações o ajudam a manter o foco na escola.

Alissa Sofia, de 10 anos, da Escola Municipal Ieda Oliveira, compartilha sua experiência na Chácara Medeiros, afirmando que o envolvimento nas atividades do tempo integral a motiva a aprender e a se divertir, especialmente nas áreas de natação e educação física, que ela considera suas favoritas. O envolvimento com a inclusão também faz parte do programa. Isabela Santos, estudante da Escola Municipal Paulo Bandeira que possui Síndrome de Down, participa do projeto Arte Capoeira.

As professores relatam que ela se sente acolhida, animada e integrada, sem dificuldades de interação com colegas ou equipe escolar. Thayná Santos, mãe de Isabela, comenta com orgulho o progresso da filha, que tem se desenvolvido com maestria graças às aulas de capoeira, uma atividade que também resgata aspectos históricos da cultura brasileira.

Mestre Ivanildo Antônio da Silva Santos, conhecido como Mestre Besourão, que lidera o projeto, reforça a importância do esporte na formação social e cultural das crianças, destacando que a capoeira promove valores essenciais, resgatando a história e a luta por liberdade do povo brasileiro.

A iniciativa de Maceió de expandir o ensino integral demonstra compromisso com uma educação mais completa, diversificada e inclusiva, que prepara os jovens para os desafios futuros com esporte, cultura e cidadania integrados às atividades pedagógicas.