20/09/2025 17:40:44

Acidente
20/09/2025 14:00:00

Ataque Digital Paralisa Infraestrutura Aeroportuária na Europa

Sistemas de check-in e despacho de bagagens ficam inoperantes em aeroportos como Bruxelas, Berlim e Londres devido a uma ação cibernética

Ataque Digital Paralisa Infraestrutura Aeroportuária na Europa

Na Europa, os principais terminais aéreos, incluindo os aeroportos de Bruxelas, Berlim e Heathrow em Londres, enfrentaram uma série de interrupções causadas por um ataque virtual que comprometeu os procedimentos de check-in e o processamento de malas, resultando em atrasos e cancelamentos de voos, conforme comunicado nesta sábado (20/09) pela Collins Aerospace, uma companhia global especializada em sistemas aeroportuários. Segundo a empresa de tecnologia aeroespacial, uma falha de origem digital foi identificada no sistema MUSE, utilizado em várias instalações aeroportuárias, afetando pelo menos três dos principais aeroportos europeus.

Essa irregularidade prejudicou operações de check-in eletrônico e despacho de bagagens, embora a companhia tenha informado que procedimentos manuais ainda podiam ser adotados para diminuir o impacto. Após o incidente, o aeroporto de Bruxelas registrou o cancelamento de pelo menos dez voos e atrasos superiores a uma hora em outros 17, todos decorrentes do ataque cibernético ocorrido na noite de sexta-feira.

Na instalação, apenas métodos tradicionais de check-in e embarque estavam sendo utilizados, e os passageiros foram aconselhados a consultar o status de seus voos antes de se dirigirem ao terminal.

Em Londres, o aeroporto de Heathrow, considerado o mais movimentado da Europa, comunicou que seus sistemas de check-in e embarque, também operados pela Collins Aerospace, estavam comprometidos por um problema técnico que poderia ocasionar atrasos para quem estivesse embarcando. Já em Berlim, uma notificação no site oficial alertou para tempos de espera mais longos durante o procedimento de check-in devido a dificuldades relacionadas a um sistema de provedores que atuam em toda a região europeia.

As causas específicas dos problemas técnicos não foram divulgadas pelas autoridades de ambos aeroportos. Por sua vez, o maior aeroporto da Alemanha, Frankfurt, afirmou que não foi afetado pelo incidente, assim como o centro de operações do aeroporto de Zurique confirmou que seu sistema permaneceu intacto.

O ataque digital de sábado ocorre um dia após a notícia de que o site do aeroporto de São Petersburgo, na Rússia, também tinha sido alvo de hackers, reforçando a suspeita de uma ação coordenada contra infraestruturas aeroportuárias na região.