20/09/2025 21:11:33

Mundo
19/09/2025 06:00:00

Venezuela realiza manobras militares na região do Caribe em resposta às ações estadunidenses

Operação militar venezuelana envolve força terrestre, marítima e aérea na ilha de La Orchila após tensões com os EUA

Venezuela realiza manobras militares na região do Caribe em resposta às ações estadunidenses

Na última quarta-feira (17), a Venezuela conduziu uma extensa série de exercícios militares na ilha de La Orchila, localizada no Caribe, reunindo milhares de soldados em uma ação que as autoridades classificaram como uma estratégia de defesa diante da presença militar dos Estados Unidos na região.

A iniciativa, batizada de "Caribe Soberano 200", teve duração de três dias e contou com o apoio de fragatas, aviões, embarcações de tropas de elite e dispositivos de artilharia. Durante as demonstrações, foram exibidas ações noturnas que evidenciaram o potencial bélico do país, com unidades venezuelanas empregando mísseis antiaéreos Igla-S e equipamentos pesados de combate. Imagens divulgadas pelo Ministério da Comunicação venezuelano revelaram caças Sukhoi-30 e helicópteros sobrevoando a área, enquanto tanques de guerra operavam na praia e soldados reforçavam posições ao longo da costa.

As manobras acontecem em um contexto de aumento das tensões na região, após incidentes recentes envolvendo forças americanas que destruíram ao menos dois navios venezuelanos neste mês, resultando na morte de 14 indivíduos suspeitos de transportar drogas pelo Caribe. As tensões entre Caracas e Washington continuam em alta, refletidas na postura militar de ambos os lados.

Leia mais: - Entenda os motivos da Venezuela ao realizar exercícios militares na ilha caribenha, em meio ao clima de hostilidade com os EUA.